A Chevrolet lançou tudo que faltava da nova geração do Onix. Além da configuração hatch, a marca aproveitou para marcar a chegada do motor 1.0 aspirado, disponível nas duas carroceria.
Você pode ler mais a respeito na cobertura feita por nós da Kelley Blue Book. Também é possível ver todas as versões, preços e equipamentos, tanto de hatch como sedã. Por falar nisso, a marca manteve os preços anunciados em setembro.
No entanto, ainda não disponibilizou o motor 1.0 aspirado de três cilindros que rende até 82 cv e 16,8 kgfm de torque para avaliação. Durante o lançamento em Porto Alegre, apenas a versão Premier topo de linha estava disponível para teste drive.
A grande diferença entre as carroceria está no acerto de suspensão. O Onix está consideravelmente mais firme. Esse acerto visa entregar maior esportividade na condução, mas não chega a atrapalhar na hora de encarar vias mais esburacadas.
As boas qualidade do sedã se repetem no dois volumes, a aceleração do motor 1.0 turbo de 116 cv é rápida, apesar de parecer um pouco menos esperto, talvez efeito do recall. Outro destaque é a boa lista de equipamentos, conforme mostramos aqui. A ergonomia, boa empunhadura do volante e conforto dos bancos são outros pontos que merecem elogios.
Se na geração anterior do hatch a transmissão "sobrava" em relação ao motor 1.4, agora a combinação é mais harmoniosa. As trocas são suaves e as marchas possuem bom escalonamento. Um dos motivos para a melhoria é a melhor distribuição do torque em rotações mais altas.
O que mais chamou atenção no modelo foi o silêncio abordo. Mesmo em rotações mais altas o barulho do motor não invade a cabine, onde se escuta apenas barulho de vento e do atrito dos pneus. Outro destaque está para o trabalho do conjunto de suspensão.
No entanto, os defeitos também foram herdados. O mais incômodo deles é o fato de não haver borboletas atrás do volante para troca de marchas ou sequer opção sequencial na alavanca. O único modo manual é através de um botão na alavanca.
O Onix hatch, conforme já mostramos, está consideravelmente maior. São 23 cm a mais de comprimento, mas apenas 3 cm no entre-eixos, enquanto o porta-malas foi reduzido. Além do porte maior, as vantagens da nova plataforma da GM também se materializam em segurança. Os dois modelos já passaram pelos testes de colisão do Latin NCAP e receberam as notas máximas para a proteção de adultos e crianças (5 estrelas nos dois casos). A renovação ainda possibilitou a adição de equipamentos inéditos à gama do Onix e Onix Plus, com destaque para seis airbags, controles de tração e de estabilidade e conectividade via internet sem fio 4G. Dependendo da versão, a lista de itens também pode incluir assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento, câmera de ré, carregador de celular por indução e partida por botão.
Ficha técnica
Modelo | Chevrolet Onix Plus Premier |
Motor | 1.0, 12V, 3 cil., dianteiro, transversal, flex, turboalimentado |
Potência | 116 cv a 5.500 rpm |
Torque |
16,8 kgfm a 2.000 rpm (16,3 kgfm com gasolina) |
Câmbio | Automático de seis marchas |
Tração | Dianteira |
Freios (d/t) | Discos ventilados / tambor |
Suspensão (d/t) | McPherson / eixo de torção |
Dimensões (C/L/A) | 4,16 m / 1,73 m / 1,47 m |
Entre-eixos | 2,60 m |
Peso | 1.075 kg |
Porta-malas | 275 litros |