Se há algo que a CAOA fez pela Chery ao comprar a operação da marca chinesa foi impor velocidade. Depois de lançar o sedã Arrizo 5, em novembro, a empresa já tem mais um novo modelo à venda. Anunciado em seu site, o Tiggo 5X é crossover médio da marca, fabricado em Anápolis, Goiás. E traz o mesmo motor 1.5 turbo flex de 150 cv (147 cv com gasolina). A diferença fica por conta do câmbio, automatizado de dupla embreagem com 6 marchas. E pelo preço, que começa em R$ 86.990. Ainda que mais alto que o do sedã, ela mostra a estratégia agressiva da empresa: oferecer um crossover médio pelo preço de um compacto.
O 5X tem 4,34 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,65 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, quase a mesma do Jeep Compass, com seus 2,64 m. Os R$ 86.990 são cobrados pela versão T, que vem de série com controle de estabilidade e tração, ganchos Isofix, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, volante multifuncional, ar-condicionado digital, direção elétrica, assistente de partida em rampa, sistema de visão 360º para estacionamento, sistema de partida e abertura das portas sem chave, central multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, freio de mão elétrico, retrovisores com rebatimento elétrico, monitoramento de pressão de pneus e rodas de liga leve de aro 17. Um pacote respeitável.
A versão topo de linha, a TXS, acrescenta a isso rodas de liga leve de aro 18, faróis de neblina, bancos de couro, sendo o do motorista com ajustes elétricos, airbags de cortina e laterais (adicionais aos frontais, exigidos por lei). Com estes outros itens, o preço pula para R$ 96.990. Ainda muito mais barato do que os R$ 111.990 cobrados pelo Jeep Compass mais barato. E é nas vendas deste SUV que a CAOA Chery está de olho. Se o Tiggo 5X cair no gosto dos clientes, ele pode ser um dos modelos mais vendidos da marca chinesa.