Depois que o governo brasileiro suspendeu indefinidamente a ITV (Inspeção Técnica Veicular), muita gente respirou aliviada. Especialmente a turma que acha que tudo que o governo faz é para arrancar dinheiro do nosso bolso em vez de, como nesse caso, teoricamente garantir a segurança de quem enfrenta um dos trânsitos que mais matam no mundo. Ou a que tem medo de não poder circular mais com seu carro (quando ele funciona). Pois um teste da seguradora sueca Folksam, em parceria com a Villaägarnas Riksförbund, pegou dois veículos: um Mazda 6, que tem fama de enferrujar facilmente em estradas que usam sal por causa do inverno, e o VW Golf, que tem fama de resistente ao tratamento das rodovias. A diferença de comportamento entre os dois mostrou que carros com muita ferrugem oferecem risco de morte 20% superior ao de modelos com a carroceria em bom estado.
Os testes, realizados nos laboratórios da Thatcham Research, no Reino Unido, revelam como a estrutura do Mazda 6 se deforma mais do que deveria, ainda que a Thatcham diga que achou que os danos seriam maiores. Veja o vídeo abaixo.
O Golf, por outro lado, se manteve muito íntegro em relação aos testes anteriores. Menos enferrujado, mas também com corrosão, o modelo teria perdido apenas 1 das 5 estrelas que ganhou em 2004 no Euro NCAP. Confira abaixo o vídeo dos testes da seguradora sueca.
Como eles mostram bem, um veículo seguro é também um que tenha sido bem conservado ao longo dos anos. Daí a importância da manutenção preventiva. E também da ITV: para pegar aqueles que não fizeram a lição de casa mais elementar da segurança viária. E reprová-los antes de que isso tenha consequências mais graves.