A próxima geração do BMW Série 3, a sétima, será construída sobre a nova plataforma CLAR, a mesma do Série 7 e do Série 5. Ela deve ser apresentada no Salão de Paris deste ano, em outubro, e começar a ser vendida em mercados emergentes, como o Brasil, no ano que vem. O que ainda não sabemos é como ela será, ainda que nossos amigos do site sul-africano Cars.co.za tenham arriscado um palpite e nos autorizado a compartilhá-lo com você. Feita sobre fotos de segredo, a projeção mostra mais do mesmo, ainda que o G20 (código de desenvolvimento do novo sedã) tenha diferenças expressivas em relação ao atual.
A primeira delas é o peso. Fala-se que o novo Série 3 será cerca de 70 kg mais leve que o anterior, ainda que seja maior. Os motores devem continuar a ser os mesmos, com a adição de uma versão híbrida plug-in e de uma inédita totalmente elétrica. Mas a grande dúvida em relação ao modelo é quanto à dinâmica. A BMW tem perdido o foco em máquinas boas de dirigir para oferecer algo mais palatável para todos os públicos. Tanto que a nova geração do Série 1 deverá ter tração dianteira e que a Mazda usa o Camry como parâmetro de boa dinâmica. Antigamente, a japonesa se inspirava na BMW.
Aguardemos a revelação oficial do carro para saber o quanto o Cars.co.za acertou na aposta. E aproveitemos o intervalo até lá para torcer por um desenho com mais personalidade do que ele provavelmente terá.