PUBLICIDADE
HomeNotíciasAvaliações
Compartilhar

Primeira volta KBB™ - BMW 330i M Sport

Tecnologia e esportividade fazem parte do melhor Série 3 da história

Dizem que o logo da BMW é a representação de uma turbina de avião. A ideia, criada por uma publicidade do início da carreira da marca, com um avião monomotor com o logo estilizado em sua hélice em movimento, não corresponde à realidade. Na verdade, o logo traz as cores da bandeira da Baviera de um modo que a lei alemã não pudesse proibir, já que é proibido usar símbolos nacionais em marcas comerciais. Isso em nada diminui o fato de que a sétima geração do Série 3 chegou para alçar voos mais altos nas vendas. E que é o consumidor que vai se beneficiar, viajando na primeira classe.

Os ótimos atributos do novo Série 3 chegaram em bom momento. Em 2018, o sedã ficou atrás de seu principal concorrente, o Mercedes-Benz Classe C, que emplacou 5.041 unidades, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O sedã médio premium da BMW ficou com 2.981 emplacamentos, superando o rival da Audi, o A4, que deteve apenas 1.041 unidades vendidas.

BMW 330i M Sport

O sedã da BMW chega mais potente e 55 kg mais leve do que a geração anterior, por conta do uso de alumínio em travessas, longarinas, capô e para-lamas. Culpa da nova plataforma, a CLAR, a mesma usada pelos BMW Série 5 e Série 7. As primeiras versões a serem comercializadas têm motor de quatro cilindros em linha 2.0 com 258 cv (entre 5.000 e 6.500 rpm) e 40 kgfm de torque (de 1.500 a 4.400 rotações). Comparando com a geração anterior, a potência aumentou, ficando 13 cv maior, com torque 5 kgfm mais forte. O câmbio automático Steptronic de 8 marchas, com aletas atrás do volante para mudanças, ajuda na aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 s. O modelo é limitado eletronicamente a 250 km/h.

Versões

As primeiras unidades do 330i M Sport serão entregues aos clientes, importadas de Regensburg, Alemanha, até o final de março. Os proprietários contam com o conjunto motriz citado acima e mais diversos itens do pacote M, como rodas de liga leve de aro 19 Double Spoke, spoilers e saias laterais esportivos, faróis BMW Laserlight, que têm LED para os faróis baixos e laser para os altos, parking assistant plus, um assistente de estacionamento, head-up display colorido e fechamento automático da tampa do porta-malas. O Série 3 topo de linha chega custando R$ 269.950. Este foi o modelo avaliado.

A versão mais em conta é a Sport, que chega somente em junho, com preço de R$ 219.950 e abandona os faróis de laser, utilizando somente LED, tem rodas menores, de aro 18, e o sistema de som não é premium Harman Kardon.

Estilo

Sem abandonar as suas principais características, o Série 3 continua com perfil executivo e apelo esportivo. Ele ficou 8 cm mais comprido (4,70 m), 1,5 cm mais largo (1,82 m) e seu entre-eixos ganhou 4,1 cm, totalizando 2,85 m. A altura é a mesma adotada pelo modelo anterior: 1,43 m. Ou seja, ele ficou mais largo e comprido, com coeficiente aerodinâmico que passou de 0,25 para 0,23. Na versão M Sport, a suspensão é 1 cm mais baixa do que na Sport. O porta-malas é de apenas 365 litros, não muito maior que o de muitos hatchbacks compactos.

BMW 330i M Sport

A grade de duplo rim ficou maior e tem moldura única. Os amplas entradas de ar nas laterais do para-choque dianteiro dão o tom da esportividade e os faróis, mais afilados, continuam inconfundíveis.

Embora tenham mudado, as lanternas continuam com o formato de "L" deitado, deixando a luz de ré e seta sob um efeito fumê. Na traseira, chamam a atenção as saídas de escapamento cromadas nas extremidades do para-choque.

Ao volante

O sedã ficou ainda mais prazeroso de dirigir. Na pista do Autódromo Velo Città, no interior de São Paulo, os testes surpreenderam pelo desempenho, segurança e esportividade. A tração traseira deixa tudo mais interessante, fazendo o sedã tirar o fôlego de passageiros que o enxergam apenas como um carro confortável. A rápida resposta da direção ao acionar o modo Sport  - há ainda Comfort e Eco Pro - é proporcionada pelo sistema Servotronic, oferecendo menor esforço para esterçar. Quando o motorista abusa, os controles de tração e estabilidade entram em ação para manter o carro no prumo certo, mas basta colocar o controle de tração no moto "Sport Traction" para a diversão começar. Dessa forma, ele permite que o motorista saia mais de lado, deixando o piloto responsável pelo que acontecer. O Série 3 não se sente intimidado, pelo contrário: sempre espera mais do motorista. As saídas de traseira são quase inevitáveis ao afundar o pé no acelerador.

BMW 330i M Sport

A única crítica vai para o comportamento da transmissão automática, que não permite reduções quando o motorista exige, demorando para diminuir as marchas e agindo de forma independente mesmo no modo Sport. O ronco do motor 2.0 invade a cabine e o prazer se completa ao ver o sedã engolir a reta. Os freios dão conta de parar o sedã de 1.470 kg sem problemas, principalmente por terem discos ventilados e ABS nas quatro rodas, com pistões duplos na dianteira. 

BMW 330i M Sport

Se o motorista quiser andar de forma mais sutil, e economizar combustível, o modo Eco Pro é ideal para circular de forma silenciosa e com o máximo de conforto. Em estrada, por exemplo, o câmbio "solta" o motor quando o condutor não exige aceleração, permitindo menor rotação e menor consumo. Esse sistema, já conhecido como "roda livre", chega ao Série 3 nesta sétima geração e é um incremento para o conforto, diminuindo o nível de ruído no habitáculo.

Por dentro

Por falar na cabine, os mostradores agora aparecem em uma tela digital que pode ser configurada. No volante, é possível comandar sistemas como o Lane Assist (que mantém o carro na faixa), o controlador de velocidade e o sistema multimídia, que fica no centro do painel, junto com as teclas de ar-condicionado e saídas de ventilação. Abaixo, há mais porta-objetos e um seletor giratório, chamado iDrive, para lidar com as funções do multimídia. Depois de muita reclamação dos clientes, a BMW permitiu que o sistema fosse também manipulado por uma tela sensível ao toque. Ao lado deste seletor está a manopla do câmbio e os botões para escolher o modo de condução do sedã. Há diversos elementos em alumínio nas portas, contorno do ar-condicionado e painel, deixando o interior mais sofisticado.

BMW 330i M Sport

Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e apoio lombar, mas o ajuste de altura e distância da direção não chega a ser tão cômodo e é apenas manual. Há ainda teto-solar e pacote de iluminação que inclui cortina de luzes de boas-vindas e de conveniência. O sistema de som Harman Kardon, exclusivo da versão top 330i M Sport, como já mencionamos, vem com 16 alto-falantes e 464 W de potência. A abertura do carro pode ser feita com a chave no bolso, a 1,5 metro de distância, fechando as portas quando o dono se distancia dois metros ou mais.

Para quem vai como passageiro na dianteira, o único problema é esse: não estar ao volante. Para quem vai atrás, o espaço é suficiente para dois adultos, pois quem viaja no meio sofre com o grande duto central e pouco espaço para os ombros. O ar-condicionado de três zonas é obrigação para um carro que custa R$ 270.000, mas o acabamento é primoroso. 

Tecnologias

Entre os grandes trunfos estão as tecnologias de segurança e as semiautônomas. Como uma aeronave, o carro mais vendido da BMW chega com ótimos serviços de bordo, como o Assistente Pessoal Inteligente e o Concierge. O primeiro funciona como um co-piloto, ajudando a estabelecer as preferências do cliente, sendo acionado por comando de voz. Quando se diz "Olá, BMW", o Assistente fica de prontidão para a próxima ordem, que vai desde diminuir a temperatura do ar-condicionado até avisar quando será a próxima manutenção. Por isso, não há revisão programada para o novo Série 3: sensores enviam informações para o sistema de telemetria da montadora e, a partir de análises, determina qual item deve ser reparado ou substituído. Há ainda o serviço de emergência, que aciona o suporte médico quando o veículo bate ou deflagra os airbags. O Assistente ajuda, inclusive, a acabar com a monotonia. Ao dizer "Olá, BMW. Estou com tédio" a máquina responde: "já tentou utilizar o nosso modo Sport?", deixando claro que a esportividade está debaixo desta máscara de bom moço do Série 3.

BMW 330i M Sport

Já o Concierge é um serviço gratuito (por três anos) oferecido pela BMW para os clientes de todos os carros e conta com uma equipe, instalada em Barcelona (Espanha), que fala português e auxilia o motorista a fazer reservas em restaurantes, comprar ingressos para o cinema, encontrar pontos de interesse e muito mais.

Mas a comodidade não para por aí. O Parking Assistant Plus presente na M 330i Sport possui a tecnologia Reversing Assistant, testada na pista. Se o motorista entrar em uma rua estreita e não tiver capacidade para tirar o carro, o sistema grava constantemente os últimos 50 metros percorridos pelo carro, bastando acionar a ré e apertar - na tela multimídia - o botão "auxílio à ré". O carro volta para o local onde estava apenas utilizando os dados de esterçamento do volante, fazendo o que o condutor não foi capaz de realizar. A grande falha deste sistema é não armazenar informação após desligar o carro, pois facilitaria muito a vida de quem mora em locais com vagas apertadas.

BMW 330i M Sport

O Parking Assistant Plus coloca e tira o carro de vagas perpendiculares e paralelas, além de trazer a visão 360° proporcionada por câmeras nas laterais, dianteira e traseira do carro. Sensores ajudam na manobra e evitam colisões. Também é possível observar o veículo pela tela de um smartphone. Basta acionar a função Remote 3D View, por meio do BMW Connected App. Com o auxílio do aplicativo, é possível localizar o veículo, caso o motorista o perca de vista, bem como verificar, a uma distância segura, o que ou quem está próximo dele.

Conclusão

O novo Série 3 traz prazer ao dirigir com seus 258 cv, conectividade garantida, teleserviços oferecidos pela montadora e segurança com seis airbags (duplos frontais, laterais e de cortina). O carro mais importante da marca bávara para o nosso mercado quer oferecer toda a comodidade de viajar na primeira classe. Ele cobra seu preço, R$ 269.950, mas o 330i M Sport é o veículo da BMW com mais tecnologia embarcada no país. Ou seja, não ter opção, neste caso, não parece ser um negócio tão ruim. 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

SUV/Crossover
Hatchback
Picape
Sedã
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro