Pergunte a qualquer sedã médio à venda no Brasil o que ele quer ser quando crescer e você provavelmente ouviria que eles querem ser o Corolla. Não porque o Toyota tenha alguma característica impressionante, estilo fora do comum ou qualquer coisa do tipo, mas sim por seu sucesso junto ao público brasileiro. Mesmo com preços na casa dos R$ 100 mil, o modelo é um dos 10 mais vendidos do Brasil, competindo com veículos que custam metade do que ele cobra. Sem dúvida um caso de muito sucesso. Um que nossa avaliação ajuda bem a explicar.
Você gostará do Corolla XEi se…
Se o Corolla não se destaca por nada especificamente, ele consegue fazer tudo a que se propõe com bastante competência. Em suma, ele tem bom conjunto, excelente valor de revenda, fama de confiável, não é dos mais beberrões de seu segmento, tem bom porta-malas e, depois de sua reestilização, oferece tudo que os clientes podem querer em termos de segurança e itens de conforto. É o modelo certo para quem só aposta no seguro.
Talvez você não curta muito…
O Corolla é um carro de concepção clássica. Com isso, os fãs de estilo ousado certamente tenderão mais aos concorrentes. Ele também não é inovador, sendo um dos poucos modelos de seu segmento a não ter nenhuma versão com motor turbinado. O 2.0 deste Toyota é o mesmo aspirado, ainda que com aperfeiçoamentos, que era oferecido em sua geração anterior. Com isso, o consumo do Corolla acaba sendo um pouco mais alto do que o de muitos de seus concorrentes. A central multimídia do sedã, lenta demais nas respostas, também será motivo de reclamação.
O que tem de novo em 2017
O Corolla sofreu uma leve reestilização em sua linha 2018, mas a principal mudança foi a adoção de controle de estabilidade e de tração. Algo pelo que ele era bastante atacado (com razão), mas que nunca fez diferença em suas vendas. Como a nota 0 no Latin NCAP não fez nas vendas de Chevrolet Onix ou de Ford Ka. Depois da mudança, o Corolla foi premiado pelo Latin NCAP.
Dirigindo o Corolla XEi
Ajuste (facilmente) a posição de dirigir, aperte o botão de partida e engate D. Será o suficiente para que você sinta o bom acerto de câmbio e de suspensão que provavelmente conta pontos a favor do Corolla entre seus compradores. O sedã acelera com boa disposição, na média do que concorrentes com motorização equivalente oferecem, mas abaixo do que os modelos com motores turbinados conseguem oferecer.
É o bom acerto de sua transmissão Multidrive-S, do tipo CVT, que merece reparos no Corolla. Ela dá ao sedã boa agilidade no trânsito pesado das cidades, sem as hesitações típicas deste tipo de câmbio. A direção não tem a mesma agilidade da oferecida pelo Civic, mas não é isso que o público de sedãs busca, mas sim o conforto ao rodar, algo que a suspensão bem acertada do sedã japonês proporciona com folga.
Complete o pacote com bom espaço interno, inclusive para quem viaja atrás, e um porta-malas bastante razoável.
Sacadas inteligentes
O Corolla não traz nada de extraordinário ou de diferente em relação a seus concorrentes. Longe de ser um demérito, é o fato de ser tão comum que provavelmente ajuda o sedã a ser tão popular e a ter um público tão cativo. Talvez seja essa discrição a sacada mais inteligente da Toyota em relação a seu modelo médio.
Detalhes do Corolla XEi
Interior
Logo ao entrar no Corolla o motorista sente que ele é um modelo tão sólido quanto é conservador. Ele é bem construído, com bom encaixe das peças e materiais de boa qualidade, mas sem luxo. Há até uns plásticos duros, mais sujeitos a riscos, em locais meio aparentes do sedã. O Corolla não é exatamente rico em porta-objetos, mas isso também não é algo que seu público típico exija.
Exterior
A reestilização do Corolla mudou para-choques, grade dianteira e conjuntos ópticos dianteiro e traseiro, com DRLs de LED na dianteira e lanternas de LED atrás. Nada que torne este campeão de vendas irreconhecível.
Equipamentos
O Corolla XEi vem de série com 7 airbags, incluindo um para os joelhos do motorista, sistema multimídia Toyota Play, com tela de 7 polegadas, Bluetooth, navegador e câmera de ré, ar-condicionado digital, controlador de velocidade, borboletas para “trocas de marcha” atrás do volante, modo Sport (mais agressivo) de direção, rodas de liga leve de aro 17, faróis de neblina, sistema Smart Entry (de entrada e partida “sem chave”) e acendimento automático dos faróis.
Sob o capô
O motor 2.0 de quatro cilindros do Corolla rende 153,6 cv a 5.800 rpm e 20,7 kgfm a 4.800 rpm. Traz duplo comando de válvulas variável tanto no escape quanto na admissão. Sua transmissão, CVT, simula 7 marchas e é um dos mais bem acertados deste tipo à venda hoje no Brasil.
Sobre o preço
A Toyota cobra R$ 104.850 pelo Corolla XEi. E oferece o que mencionamos acima em troca. Nada que modelos bem mais baratos também não tragam. O que ele definitivamente oferece de diferente é uma baixa desvalorização e a facilidade de revenda. Dificilmente alguém ficará esperando muito tempo pela venda de seu Corolla. A não ser que peça o mesmo que a Toyota por ele. E periga de conseguir vender mesmo assim...
Ficha técnica
Modelo | Toyota Corolla XEi |
Motor | dianteiro, transversal, de quatro cilindros, 1.986 cm³ |
Potência | 153,6 cv a 5.800 rpm |
Torque | 20,7 kgfm a 4.800 rpm |
Câmbio | Automático do tipo CVT, Multidrive-S, com simulação de 7 marchas |
Tração | Dianteira |
Freios (d/t) | Discos ventilados / discos sólidos |
Suspensão (d/t) | McPherson / eixo de torção |
Dimensões (C/L/A) | 4,62 m / 1,78 m / 1,48 m |
Entre-eixos | 2,70 m |
Peso | 1.315 kg |
Porta-malas | 470 litros |