Existem SUVs para todos os tipos de gosto e necessidade atualmente. Há modelos feitos para enfrentar desafios off-road, outros mais voltados ao conforto da vida urbana e até opções pra quem quer se divertir em pistas de corrida. Porém, poucos são aqueles que conseguem unir todas as tarefas num modelo só, e mais raros ainda são os que fazem isso tão bem quanto o Range Rover Velar. O SUV britânico luxuoso não se destaca apenas pelo visual extremamente atraente e cabine tecnológica: o carro manda bem em praticamente todas as situações que o motorista quiser.
O Range Rover Velar é o segundo passo natural dentro da marca para quem já possui um Evoque, mas quer subir de vida. E esse passo não é nada sutil, uma vez que o Velar é muito maior que seu "irmão", com 21 cm a mais de distância entre-eixos e quase 5 m de comprimento. Feito sobre a mesma plataforma do Jaguar F-Pace, o Velar também conta com cerca de 80% de alumínio em sua construção, o que ajuda a conter o peso do veículo e tornar sua dinâmica mais eficiente, a ponto de fazer frente a modelos até mais voltados à esportividade (como seu próprio "primo" da Jaguar).
Na versão SE R-Dynamic avaliada pela KBB, o Velar traz um motor 3.0 V6 com supercompressor, capaz de gerar 380 cv e 45,9 kgfm de torque, com preço a partir de R$ 405.500. Como não poderia ser diferente, o SUV já vem recheado de equipamentos, com destaque para os 7 airbags, bancos com ajustes elétricos memorizáveis, sistema de câmeras 360º, sistema multimídia com tela de 10 polegadas com 3 entradas HDMI, painel digital de 12,3 polegadas configurável, sistema de som Meridian de 825W e o sistema Terrain Response 2 com diferentes modos de condução.
Nesta faixa de preço, o modelo da Range Rover disputa mercado com nomes de peso como o já citado Jaguar F-Pace, o Porsche Macan e o Audi SQ5. Em relação aos dois últimos, o Velar é mais potente e, considerando sua vocação para o fora-de-estrada, mais polivalente. Se é um carro versátil e luxuoso que você procura, o Velar é uma excelente opção. De todo modo, seu preço é mais elevado que o dos demais.
Do que você vai gostar no Range Rover Velar SE R-Dynamic
O Velar tem atributos para agradar diferente públicos. O refinamento da cabine, aliado às três telas digitais, atrai quem busca um carro requintado e tecnológico, capaz de levar 4 pessoas com muito conforto e espaço (o assento do meio é prejudicado pelo assoalho elevado). O porta-malas, com 673 litros, também é generoso. O Terrain Response 2 possibilita que o Velar trafegue em terrenos como lama, areia, grama e cascalho sem muitos problemas. Cada modo configura motor, câmbio, distribuição de torque da tração integral e suspensão da maneira ideal para a situação.
O motor 3.0 V6, usado também no cupê esportivo Jaguar F-Type, não vai decepcionar em termos de desempenho. A aceleração é vigorosa e, quando no modo Dinâmico, o SUV fica mais firme e mais baixo, apto para fazer curvas em velocidades mais altas. O câmbio automático de 8 marchas trabalha de maneira ágil e suave em cada troca.
Talvez você não curta...
Falar de preço neste segmento não tem exatamente o mesmo peso que em categorias mais acessíveis, nas quais a racionalidade das contas pode pesar a favor de determinado veículo. Ainda assim, além de ser o mais caro entre seus principais concorrentes nesta faixa pouco acima dos R$ 400 mil, há vários dos itens que você verá na avaliação completa abaixo que são opcionais. É possível ultrapassar os R$ 100 mil só adicionando equipamentos à versão SE R-Dynamic.
O já citado assoalho elevado atrás é outro revés pra quem tem famílias maiores e os comandos nas telas centrais sensíveis ao toque podem ser tecnológicos, mas cobram seu preço: a usabilidade. É preciso ter mais atenção ao manusear estes comandos enquanto se dirige, o que pode ser um incômodo.
Avaliação completa
Assista à nossa avaliação completa do Range Rover Velar SE R-Dynamic diretamente no nosso canal no YouTube clicando no vídeo abaixo! Aproveite para se inscrever e habilitar as notificações para você não perder nenhum conteúdo nosso por lá!
Ficha técnica
Modelo | Range Rover Velar SE R-Dynamic |
Motor | 3.0, V6, 24V, dianteiro, longitudinal, supercompressor, gasolina |
Potência | 380 cv a 6.500 rpm |
Torque | 45,9 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio | Automático, 8 marchas |
Tração | 4x4 |
Freios (d/t) | Discos / Discos |
Suspensão (d/t) | Triângulos sobrepostos / independente |
Dimensões (C/L/A) | 4,80 m / 2,03 m / 1,66 m |
Entre-eixos | 2,87 m |
Peso | 1.884 kg |
Porta-malas | 673 litros |