Depois de flagras e rumores sobre as suas mudanças, o novo Volkswagen Polo 2023 finalmente foi revelado, assim como os seus preços (até R$ 7 mil mais baratos que os do modelo antigo). Além do visual retocado, o hatch lançado no Brasil em 2017 sofreu mudanças nos equipamentos e o motor 1.0 turbo perdeu potência para atender às novas leis de emissões – mas agora pode ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas.
Versões, equipamentos e preços do Volkswagen Polo 2023
Polo 1.0 MPI (R$ 82.990): airbags frontais e laterais; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; bloqueio eletrônico do diferencial; frenagem automática pós-colisão; monitoramento de pressão dos pneus; faróis de LED; luzes de rodagem diurna em LED; rodas de aço de 15 polegadas com calotas; vidros elétricos dianteiros; central multimídia Composition Touch com Android Auto e Apple CarPlay e quatro alto-falantes; volante multifuncional.
Polo 170 TSI (R$ 92.990): itens da MPI, mais motor 1.0 turbo; painel de instrumentos digital de 8”; vidros traseiros e retrovisores elétricos; sensores de estacionamento traseiros; rodas de liga leve de 15”.
Polo Comfortline 170 TSI (R$ 102.990): acréscimo de câmbio automático de seis marchas; piloto automático; volante revestido de couro com borboletas para trocas de marchas; chave presencial. Opcional: central multimídia VW Play.
Polo Highline 170 TSI (R$ 109.990): equipamentos da Comfortline, mais rodas de liga leve de 16”; bancos revestidos de material imitação de couro; painel de instrumentos digital de 10,1”; carregador de celular por indução; ar-condicionado automático digital; central multimídia VW Play com seis alto-falantes; sensor de chuva; acendimento automático dos faróis; câmera de ré; sensores de estacionamento dianteiros.
Motor 1.0 turbo do Up TSI
O Polo 2023 manteve o motor 1.0 aspirado de três cilindros na versão de entrada MPI. Esse propulsor entrega até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, ligado ao câmbio manual de cinco marchas.
Já as versões 170 TSI são equipadas com o 1.0 turboflex, também de três cilindros, com injeção direta, que equipava o Up TSI descontinuado em 2021. Esse motor substitui de uma só vez o MSI 1.6 flex aspirado de 120 cv, que também saiu de linha, e o 1.0 turbo 200TSI de 128 cv e 20,4 kgfm (agora disponível apenas nos modelos Nivus e T-Cross).
Segundo a Volkswagen, o 170 TSI sofreu melhorias na calibração e nos sistemas de admissão e escape para gerar 109/116 cv de potência (gasolina/etanol) e 16,8 kgfm de torque (com qualquer combustível).
Desempenho
A Volks diz que o 170 TSI é mais econômico e entrega o torque máximo a rotações mais baixas (1.750 rpm ante 2.000 rpm do 200 TSI). No entanto, a ficha técnica mostra que o desempenho do hatch foi ligeiramente comprometido.
Os dados oficiais informam que o Polo 170 TSI com transmissão manual acelera de 0 a 100 km/h em 10,2/10,2 segundos e atinge velocidade máxima de 193/197 km/h (gasolina/etanol). Equipado com câmbio automático, o hatch precisa de 10,6/11,1 segundos para cumprir a prova de aceleração.
Para efeito de comparação, o antigo Polo 1.6 MSI alcançava os 100 km/h em 9,6/10,6 segundos (manual/automático) e chegava aos mesmos de 193 km/h de velocidade final – números idênticos aos do Polo 200 TSI.
Consumo do Volkswagen Polo 2023 (Inmetro)
Consumo do VW Polo 170 TSI 2023 manual (Inmetro)
· 9,6 km/l com etanol na cidade
· 13,8 km/l com gasolina na cidade
· 11,6 km/l com etanol na estrada
· 16,5 km/l com gasolina na estrada
Visual e acabamento
O Polo 2023 teve o visual frontal atualizado com faróis em LED mais estreitos e nova grade. A versão GTS, que será apresentada no ano que vem, será a única com projetores matriciais antiofuscantes. Já o para-choque segue o estilo do Polo europeu, redesenhado na parte inferior, o que eliminou os faróis de neblina.
A traseira também mudou pouco. As lanternas receberam uma máscara escurecida e novo arranjo da iluminação halógena, enquanto os retrorefletores foram deslocados para o para-choque. Novos emblemas também foram adotados, centralizando o nome do hatch na tampa do porta-malas.
O interior ganhou um aplique texturizado no painel, que dá uma impressão melhor que o do modelo anterior. Ainda assim, o Polo segue menos refinado que os concorrentes nesse quesito. As portas dianteiras agora contam com revestimento parcial em tecido ou material imitação de couro, dependendo da versão.
Equipamentos
Todas as versões do Polo 2023 são equipadas de série com quatro airbags e faróis de LED. A partir da TSI, o hatch ganha painel digital de 8” e rodas de liga leve de 15”.
Porém, para introduzir novos equipamentos e baixar cerca de R$ 7 mil os preços do Polo 2023, a Volks fez algumas economias e retirou alguns itens do hatch. Mesmo as versões mais caras deixam de ter faróis de neblina, freios a disco nas rodas traseiras e as rodas de liga leve da Highline tiveram o diâmetro reduzido de 17” para 16”.