Apresentado em junho de 1973, o Volkswagen Brasília deu início à popularização dos hatches no Brasil a ponto de vender mais de 1 milhão de unidades durante os seus quase dez anos de produção. Foi o segundo carro a atingir tal marca no país – o primeiro foi o Fusca.
O projeto do Brasília teve início no começo da década de 1970, com estudos e testes a partir da plataforma VW-1600. A diretriz da Volkswagen na época era clara: o mercado nacional precisava de um carro totalmente novo em estilo, desempenho e com preço competitivo.
O modelo chamava a atenção pelo para-brisa avantajado. O desenho da carroceria foi idealizado pelo designer Marcio Piancastelli, enquanto as medidas foram baseadas na estatura média do brasileiro da época. Todo o processo de desenvolvimento do carro esteve a cargo de engenheiros e técnicos brasileiros.
Apesar do estilo de hatchback, o Volkswagen Brasília inovava pelo bom espaço interno para os passageiros e bagagem. O porta-malas dianteiro tinha capacidade para 135 litros, mas o compartimento traseiro de 273 litros podia chegar a 970 litros com o banco rebatido.
O motor utilizado era um velho conhecido: 1.6 boxer refrigerado a ar com carburação dupla para gerar 65 cv de potência.
O Brasília trazia alguns recursos de segurança, como painel acolchoado, freios a disco nas rodas dianteiras, trava no capô dianteiro e estrutura capaz de absorver a energia cinética em caso de colisão, para preservar a integridade dos passageiros.
O Volkswagen Brasília foi exportado para mais de 25 países, incluindo México, Nigéria, Portugal e Venezuela, seus principais mercados no exterior. O modelo saiu de linha em 1982, quando já não tinha mais o mesmo apelo diante de carros mais novos da Volkswagen, como Gol e Passat.
O carro das fotos faz parte da Garagem VW, uma acervo de modelos clássicos mantido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O carro saiu da linha de produção, em 1982, diretamente para o setor de engenharia, por isso nunca foi emplacado. O hodômetro marca apenas 450 km rodados.
Entre os destaques da unidade, pintada na cor metalizada Verde Mármore, estão o interior com revestimento vinílico nas portas e laterais de bancos, os detalhes em madeira no painel e até um simpático relógio do lado esquerdo do quadro de instrumentos. A versão LS também ostenta acendedor, bancos dianteiros com encosto para a cabeça e desembaçador traseiro.