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VW celebra os 50 anos do Brasília com exemplar nunca emplacado

Modelo fabricado em 1982 rodou apenas 450 km dentro da fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

Apresentado em junho de 1973, o Volkswagen Brasília deu início à popularização dos hatches no Brasil a ponto de vender mais de 1 milhão de unidades durante os seus quase dez anos de produção. Foi o segundo carro a atingir tal marca no país – o primeiro foi o Fusca.

O projeto do Brasília teve início no começo da década de 1970, com estudos e testes a partir da plataforma VW-1600. A diretriz da Volkswagen na época era clara: o mercado nacional precisava de um carro totalmente novo em estilo, desempenho e com preço competitivo.

O modelo chamava a atenção pelo para-brisa avantajado. O desenho da carroceria foi idealizado pelo designer Marcio Piancastelli, enquanto as medidas foram baseadas na estatura média do brasileiro da época. Todo o processo de desenvolvimento do carro esteve a cargo de engenheiros e técnicos brasileiros.

Apesar do estilo de hatchback, o Volkswagen Brasília inovava pelo bom espaço interno para os passageiros e bagagem. O porta-malas dianteiro tinha capacidade para 135 litros, mas o compartimento traseiro de 273 litros podia chegar a 970 litros com o banco rebatido.

O motor utilizado era um velho conhecido: 1.6 boxer refrigerado a ar com carburação dupla para gerar 65 cv de potência.

O Brasília trazia alguns recursos de segurança, como painel acolchoado, freios a disco nas rodas dianteiras, trava no capô dianteiro e estrutura capaz de absorver a energia cinética em caso de colisão, para preservar a integridade dos passageiros.

O Volkswagen Brasília foi exportado para mais de 25 países, incluindo México, Nigéria, Portugal e Venezuela, seus principais mercados no exterior. O modelo saiu de linha em 1982, quando já não tinha mais o mesmo apelo diante de carros mais novos da Volkswagen, como Gol e Passat.

O carro das fotos faz parte da Garagem VW, uma acervo de modelos clássicos mantido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O carro saiu da linha de produção, em 1982, diretamente para o setor de engenharia, por isso nunca foi emplacado. O hodômetro marca apenas 450 km rodados.

Entre os destaques da unidade, pintada na cor metalizada Verde Mármore, estão o interior com revestimento vinílico nas portas e laterais de bancos, os detalhes em madeira no painel e até um simpático relógio do lado esquerdo do quadro de instrumentos. A versão LS também ostenta acendedor, bancos dianteiros com encosto para a cabeça e desembaçador traseiro.

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