A Volvo não redesenhou completamente seu SUV XC90 de 3 fileiras para o ano modelo 2025. Mas fez melhorias significativas o suficiente para que, quando um passar por você na estrada, você possa pensar que é um modelo totalmente novo.
Dois Modelos 2025 no Lote
Uma grande atualização traz um novo visual por dentro e por fora e uma condução mais refinada na estrada. Os compradores devem notar que já existem XC90s nos lotes de vendas rotulados como 2025, mas eles não têm essas atualizações. A Volvo começará a construir esta versão no “final de 2024”, diz a empresa. Portanto, pense nessas atualizações como o XC90 2025½.
Os preços começam em $59.745, incluindo a taxa de entrega de $1.295. “Preços adicionais serão compartilhados posteriormente”, diz a Volvo.
Nova Suspensão
As opções de motorização permanecem inalteradas. A Volvo ainda oferecerá dois modelos a gasolina e um híbrido plug-in (PHEV) após a atualização. Você pode escolher entre dois motores 2.0 litros turbo de 4 cilindros, um com 247 cavalos de potência e outro com 295 cv. A opção PHEV oferece 455 cv de um motor de 4 cilindros acoplado a um motor elétrico e pode percorrer até 51 kilometros apenas com energia elétrica.
A condução na estrada, no entanto, pode ser muito melhorada. Uma nova suspensão padrão usa amortecedores mecânicos adaptativos que endurecem e flexionam para se ajustar às condições atuais da estrada “para uma experiência de condução mais confiante e relaxada”.
Uma suspensão a ar opcional ainda estará disponível.
Para enfatizar a nova condução suave, a Volvo adicionou material de isolamento acústico em todo o carro. O ruído do vento e da estrada deve ser menos perceptível, embora não tenha sido um problema mencionado por nossos revisores no ano passado.
Isso é tudo para as atualizações mecânicas. Mas as atualizações mecânicas não são o destaque aqui.
Visual Mais Contemporâneo
Os designers frequentemente dão a um carro uma atualização visual no meio de sua produção, mas o que a Volvo fez parece mais próximo de um redesenho completo.
A Volvo está lentamente se transformando em uma montadora totalmente elétrica (embora não tão rápido quanto planejado originalmente), fazendo até mesmo seus veículos a gasolina parecerem mais com os carros elétricos do futuro.
Aqui, isso significa uma grade tão esculpida que parece ser uma das grades artificiais que caracterizam os carros elétricos. Não é. A nova entrada de ar parece elegante, com estrias diagonais encaixadas umas nas outras como se estivessem dobradas. Os faróis característicos Martelo de Thor da Volvo agora fluem para a grade, com um contorno fino de LEDs.
O capô e as laterais permanecem inalterados – padrão para uma atualização visual – mas a traseira recebe uma nova assinatura de luz com LEDs vermelhos finos que emolduram o vidro.
Novo Sistema de Infotainment
No interior, um painel redesenhado inclui saídas de ar verticais mais longas e finas usadas tanto como elementos decorativos quanto para o fluxo de ar. No centro, elas emolduram um sistema de infotainment totalmente novo. Uma tela de 11,2 polegadas, montada em formato retrato, está ligeiramente inclinada para o lado do motorista.
A Volvo diz que a densidade de pixels na tela aumentou em 21%, “resultando em uma exibição ainda mais nítida”.
O que está na tela aproveita as lições aprendidas nos carros elétricos da Volvo. A empresa explica: “Agora apresentamos os aplicativos e controles mais comuns, como mapas, mídia e telefone na tela inicial”, exigindo menos toques para acessar as coisas que você usa com frequência. Uma barra de contexto abaixo exibe aplicativos usados recentemente, para que você possa retornar a uma configuração que acabou de alterar com um toque.
Botões físicos e um botão de volume abaixo significam que algumas funções vitais não requerem a tela sensível ao toque. A Volvo está se adiantando a uma provável lei europeia com isso.
A Volvo diz que o XC90 2025½ está disponível para encomenda hoje, mas a produção não começará até o final do ano.