Bem que o pessoal da Automotive News havia antecipado... Não fossem eles, a Volkswagen teria conseguido surpreender o mundo com o conceito Atlas Tanoak, uma picape do porte da Ford F-150 e da Chevrolet Silverado que é surpreendentemente monobloco, construída sobre a plataforma MQB, a mesma do Atlas e do conceito Atlas Cross Sport. É muito provavelmente com ela que a Volkswagen conseguirá entrar no segmento mais competitivo do mercado americano, dominado há anos pelo modelo da Ford.
A Atlas Tanoak tem 5,44 m de comprimento, 2,03 m de largura, 1,84 m de altura e 3,26 m de entre-eixos. É raríssimo um modelo conceitual ter tantos detalhes técnicos divulgados, o que mostra que a produção da Tanoak deve ser algo relativamente simples de decidir. Assim como o Atlas Cross Sport, a picape deverá sair da fábrica de Chattanooga, no Tennessee. E compartilha mais coisas com o SUV do que apenas a plataforma. E o primeiro nome, que deve deixar de ser usado rapidamente.
O motor da Tanoak é o V6 3.6 TSI empregado nos demais Atlas, com 276 hp, ou 280 cv, se a conversão for necessária. A transmissão é uma automática convencional de 8 marchas. Com tração nas quatro rodas 4MOTION, a Tanoak tem rodas de aro 20, pneus 275/55 R20 e uma caçamba de 1,63 m de comprimento, 1,45 m de largura e 0,52 m de altura, o que lhe dá um volume aproximado de 1.229 litros. A VW Saveiro, com cabine simples, tem uma caçamba de 1,77 m de comprimento. A da Fiat Toro, em compensação, tem apenas 1,33 m.
O interior, muito parecido com o do Atlas Cross Sport, traz um Digital Cockpit de 12,3 polegadas e uma central multimídia que a Volkswagen não se deu ao trabalho de detalhar. Nem precisa: se a Tanoak cair no gosto dos consumidores norte-americanos, como o Atlas parece ter caído, a picape alemã pode ser a primeira ameaça real ao último bastião das fabricantes dos EUA. Algo que nem Toyota nem Nissan conseguiram fazer até hoje.