A versão esportiva do SUV cupê da marca alemã está mais Hatch e menos SUV, ou crossover como alguns preferem chamar.
Começando pelo visual, o Nivus perdeu os racks de teto e ganhou um aplique vermelho no contorno inferior do para-choque dianteiro, além da aplicação da sigla GTS nas portas dianteiras e tampa do porta-malas. O jogo de rodas aro 18" divulgado nas fotos de lançamento é opcional por R$ 2.050,00 e são justamente as rodas que dividiram as opiniões na internet.
Internamente, o esportivo recebeu banhos dianteiros com novo formato, cores e acabamento, detalhes vermelhos no painel e costuras, soleiras especiais e apelo tecnológico com um pacote de itens de série bastante completo.
ADAS com piloto automático adaptativo, centralizador de faixa e estacionamento autônomo, cluster digital configurável com design esportivo, multimídia com espelhamento sem fio e fácil navegação e ar-condicionado digital.
O maior apelo da versão é a oferta do Motor 1.4 250TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque, que vai de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos no etanol, com velocidade máxima de 206 km/h, freio a disco nas 4 rodas e uma relação peso-potência de 8,4 kg/cv. O consumo da versão é de 8,1 km/l (etanol) e 11,6 km/l (gasolina) na cidade, e de 9,9 km/l (E) e 14,2 (G) na estrada