Depois que a GM soltou o teaser do Tracker, anunciando uma nova família de compactos pela qual todo mundo já esperava, achamos que a projeção do Jonathan Machado, do CARWP, teria vida mais longa até que o carro final aparecesse. Mas nos enganamos, como mostra o trabalho competente da turma do site chinês Autohome. Depois de mostrarem o Prisma completamente descoberto, eles revelaram nessa quarta (16) o crossover compacto que a fabricante norte-americana quer produzir em São Caetano do Sul sobre a plataforma GEM (Global Emerging Markets). Como de costume, com uma série de detalhes.
O novo Tracker realmente é maior que sua geração atual, mas muito pouco: tem 4,27 m de comprimento, 1,79 m de largura, alturas que vão de 1,60 m a 1,63 m (provavelmente dependendo da versão) e um entre-eixos de 2,57 m. Apenas 1 cm a mais do que os 2,56 m do modelo à venda no Brasil. Talvez isso seja suficiente para a China, mas o modelo brasileiro deverá ter mais espaço interno, algo que também pode ser obtido com bancos mais finos e uma posição mais alta dos assentos.
Segundo o Autohome, será o Tracker o primeiro modelo GEM a ser apresentado ao mundo. Como desconfiávamos: não faria sentido mostrar o teaser de um crossover e revelar um sedã, como o Prisma. O nome também foi mantido, como mostram os emblemas na tampa traseira do modelo chinês. O motor escolhido para a revelação será o 1.0 de 3 cilindros turbinado, com 115 cv, e sua transmissão será uma automatizada de dupla embreagem com 6 marchas. Isso na China. Por aqui, é muito provável que ele seja equipado com um câmbio automático, talvez o mesmo de 6 marchas já oferecido no Tracker. Na imagem acima, pode-se ver que ele terá teto solar, câmera de ré, sensor de chuva e crepuscular, barras de teto (que talvez respondam pelas diferentes alturas) e uma série de acessórios para rentabilizar os concessionários um bocadinho mais.