A estratégia de plataforma modular tem dado frutos importantes para a Toyota. Depois do Prius, do Camry e do C-HR, está prevista também a chegada do Corolla sobre a nova plataforma TNGA, inclusive aqui no Brasil. Mas a empresa não se cansa de mostrar toda a versatilidade da nova estrutura, como fez com o conceito FT-4x, que corre sério risco de ter produção em série. Para o próximo Salão de Tóquio, a TNGA dará mais um fruto, o Tj Cruiser, uma mistura de SUV e de minivan que chama a atenção pela modularidade e pelas linhas, um bocado quadradas.
O padrão da TNGA é tração dianteira, mas o Tj Cruiser vem com ela nas quatro rodas, por conta da proposta. O modelo tem 4,30 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,62 m de altura e um entre-eixos de 2,75 m, 5 cm maior que o do Prius. Falando nele, o Tj Cruiser também é híbrido, como é tradição da marca japonesa, pioneira nesse tipo de motorização. Seu propulsor a combustão não foi confirmado, mas a Toyota fala que ele poderia receber "motores de classe 2.0".
O interior mostra uma versatilidade invejável. Com o rebatimento dos bancos, cria-se um espaço plano de carga que pode transportar objetos de até 3 m de comprimento. Note que a parte de trás dos bancos traz fitas e nichos. Eles servem para poder prender eventuais objetos colocados ali. Outro ponto interesante são as portas traseiras de correr, como nas minivans, o que facilita o acesso ao interior. A Toyota não informa o vão livre do modelo, mas as rodas de aro 20 trazem pneus de perfil razoavelmente alto. E estão com centro alinhado à parte inferior do modelo, prova de que essa minivan pode enfrentar terrenos difíceis. Ou de que este SUV é ideal para levar crianças à escola e para viajar.
A larga tampa traseira facilita a carga e descarga, inclusive de bicicletas. E o banco do passageiro atrás do motorista tem assento que pode ser levantado, criando um espaço para objetos altos semelhante ao oferecido pelo Honda Fit.
Segundo a Toyota, o T do nome do carro significa "Toolbox" (caixa de ferrramentas). E o j é de "joy" (alegria). Capô, teto e para-lamas usam uma pintura especial resistente a riscos e, segundo a marca, também a sujeira. Provavelmente alguma tecnologia repelente de lama ou coisa parecida. Saberemos mais detalhes com a abertura dos portões do Salão de Tóquio para a imprensa, em 25 de outubro.