Não é mais segredo para ninguém que a Toyota já trabalha na nova geração do Corolla para o Brasil. É verdade que o modelo já foi apresentado fora do país, no entanto, teremos uma boa novidade para o nosso mercado: o sedã será o primeiro híbrido-flex do mundo.
A Toyota já havia confirmado essa informação, mas agora finalmente liberou qual será a motorização. O conjunto será o mesmo do Prius, porém, adaptado para rodar com etanol. A empresa promete que o Corolla será o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil e o híbrido mais limpo do mundo.
O conjunto híbrido combina um propulsor elétrico de 72 cv de potência com o motor 1.8 a combustão. Porém, enquanto no Prius esse conjunto entrega 98 cv, o Corolla se beneficiará do etanol e terá potência de 101 cv. A Toyota ainda não informou qual será a potência combinada, que é de 123 cv no "primo" Prius.
A adoção de motorização híbrida só será possível graças à plataforma TNGA, outro item herdado do sedã híbrido da marca. Com isso, o sedã médio mais vendido do país ganhará suspensão traseira multlink e ficará ligeiramente maior: 2 centímetros a mais no comprimento (4,64 metros) e 1 cm na largura (1,8 m). No entanto, o entre-eixos de 2,70 m será mantido.
Além do conjunto híbrido, o Corolla contará com um novo motor 2.0 aspirado com bloco de alumínio e injeção direta de combustível. Nas configurações apresentadas fora do país, esse motor rende 170 cv e 20,9 kgfm.
A nova geração do Corolla chega para reforçar a presença da Toyota no mundo dos híbridos. Além do já reconhecido Prius, a marca trouxe a nova geração do SUV RAV4 somente com motorização híbrida e ainda vende os carros da Lexus com esse tipo de motorização. Para evitar desconfianças do público com relação ao novo conjunto, a marca oferecerá 8 anos de garantia para os motores e bateria.