A Toyota apresentou no Japão a primeira reestilização da atual geração do Corolla. Além do visual retocado, o modelo (que também é vendido nas variantes hatch e perua em outros países) também ganhou um novo conjunto motriz híbrido mais potente. Embora a marca japonesa não tenha confirmado, essas alterações deverão ser adotadas no Corolla brasileiro a partir de 2023.
Vale lembrar que fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP) recebeu investimentos de R$ 50 milhões para a renovação das linhas de produção do sedã. Com isso, o Corolla fabricado no interior paulista poderá estrear as novidades no primeiro semestre do ano que vem.
Toyota Corolla japonês tem visual diferente dos modelos brasileiro e europeu
Motor elétrico mais potente
A Toyota promoveu melhorias no motor elétrico do Corolla híbrido, que teve a potência elevada de 72 cv para 95 cv e o torque incrementado de 16,6 kgfm para 18,9 kgfm. Já o propulsor 1.8 aspirado de ciclo Atkinson, aparentemente, não sofreu mudanças. A Toyota informa que a potência combinada passou de 122 cv para 140 cv - o pico de torque não foi divulgado.
Importante ressaltar que o conjunto motriz híbrido, incluindo as baterias de 1,3 kWh, do Corolla Hybrid produzido em Indaiatuba (SP) é todo importado do Japão.
A transmissão automática e-CVT com gerenciamento eletrônico, que simula o funcionamento de um câmbio de variação contínua convencional, foi mantida. A Toyota informa que o Corolla híbrido tem consumo médio de 30,2 km/l, de acordo com as medições japonesas com gasolina sem adição de etanol.
Já as versões equipadas com o motor 2.0 flex aspirado com injeção direta, que entrega até 177 cv e 21,4 kgfm, deverá passar apenas pelas atualizações visuais e de conteúdo.
Visual retocado e novo painel
O Corolla japonês tem visual diferente do modelo europeu. Por aqui, seguiremos com o estilo do sedã vendido no Velho Continente, atualizado com grade dianteira redesenhada com textura tipo colmeia e novas rodas de liga leve. A traseira, no entanto, não sofrerá mudanças.
Por dentro, o painel ganhou novo acabamento, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e uma central multimídia de 10,5” com tela antirreflexo - esse equipamento não está confirmado para o Corolla brasileiro.