A Ssangyong mostrou no Salão de Genebra dois modelos: o e-SIV, conceito que anteciparia a nova geração do Korando, e a Musso, picape que será chamada em muitos mercados, provavelmente também no Brasil, de Rexton Sports. Antes disso, no Brasil, a empresa havia prometido voltar a vender seus veículos em fevereiro. Já estamos em março e nada, ainda, mas a marca promete que, até o final deste mês, já terá iniciado a comercialização. Para piorar, o site da empresa por aqui ainda parece ter sido invadido por hackers, o que nos impede de ver eventuais atualizações. Seja como for, os novos Ssangyong são promissores.
Se fosse um modelo de produção, o e-SIV seria um SUV médio totalmente elétrico. Com 4,46 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,63 m de altura e 2,68 m de entre-eixos, ele tem medidas que batem quase exatamente com as apresentadas pelo Korando atual: 4,41 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,71 m de altura e entre-eixos de 2,65 m. Ele é sutilmente maior, mais largo e mais baixo. Limpo, ele usa um pacote de baterias de 61,5 kWh e motor de 140 kW, ou 190 cv, o e-SIV seria capaz de rodar entre 320 km e 450 km com suas baterias plenamente carregadas. A velocidade máxima, limitada a 150 km/h, ajudaria a conservar a carga das baterias por mais tempo.
A Musso, ou Rexton Sports, é a versão picape do Rexton, que foi prometido para o Salão do Automóvel deste ano no Brasil. Ela traz sempre um motor turbodiesel de 2.2, o mesmo do Korando e da Actyon Sports, mas pode vir com transmissão manual ou automática, ambas de 6 marchas. O 2.2, na Rexton Sports, é mais forte, com 181 cv a 4.000 rpm, com torque de 40,8 kgfm de 1.400 rpm a 2.800 rpm.
A nova picape seria uma concorrente de respeito para picapes como a Toyota Hilux e a Chevrolet S10. Com 5,10 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,84 m de altura e 3,10 m de entre-eixos, ela é construída com carroceria sobre chassi, como as concorrentes nacionais. E tem capacidade para levar até 1 tonelada de carga na caçamba.
Como ela deve seguir a proposta dos irmãos Korando, Actyon Sports, Tivoli e XLV, ou seja, a de ser uma opção mais bem equipada, mas com preço atraente, imaginamos uma briga boa desta picape com as que já estão por aqui. Isso se a Ssangyong conseguir estabelecer uma rede suficientemente abrangente em sua terceira tentativa de emplacar no Brasil.