O Salão de Genebra deste ano será palco de uma estreia que, aparentemente, tem muito pouco a ver com o Brasil, mas é de suma importância para nosso mercado. Será a apresentação do Skoda Vision X, um conceito híbrido de um crossover compacto que certamente dará origem ao modelo que a Skoda venderá na Europa. Mas não só. O Vision X também dá uma boa ideia das linhas que o Volkswagen T-Cross também exibirá quando começar a ser fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná. Para ser vendido em um dos segmentos de mercado que mais crescem no Brasil.
O T-Cross deve estrear no Brasil durante o Salão do Automóvel e é presença certa no Salão de Paris, em outubro. O modelo, a exemplo de Polo e Virtus, será construído sobre a plataforma MQB-A0 e deverá trazer as mesmas motorizações dos irmãos, com o 1.6 MSI de 117 cv e o 1.0 TSI de 128 cv no Brasil. Ainda não se sabe quais serão suas dimensões, mas o conceito T-Cross Breeze, que tinha 4,13 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,56 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. É possível que ele seja um pouco mais comprido, para ter mais porta-malas, algo que o Vision X talvez nos ajude a responder. Vale dizer, entretanto, que o T-Cross já foi antecipado também pelo Seat Arona, que traz quase as mesmas dimensões do T-Cross Breeze. Ele tem 4,14 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,54 m de altura e o mesmo entre-eixos de 2,57 m.
Chegando apenas agora ao segmento, o T-Cross terá de apostar em preço para fazer frente a concorrentes bem estabelecidos, como Hyundai Creta e Nissan Kicks, e outros ainda fortes, mas em processo acelerado de envelhecimento, como o Honda HR-V. Se tomarmos Polo e Virtus como exemplos, a questão de preço deve ser bem equacionada. Resta apenas saber se o motor 1.0 TSI não apresentará os mesmos problemas que vem mostrando no up! TSI, como reportou recentemente a revista Quatro Rodas.