Como havíamos adiantado, a Skoda revelará no Salão de Pequim o seu mais novo crossover. Ele será um modelo compacto e terá mesmo o nome Kamiq. Segundo a marca, ele será colocado à venda dentro de alguns meses, provavelmente perto da apresentação oficial de seu irmão na Volkswagen, o T-Cross. Ambos serão fabricados sobre a plataforma MQB A0, a mesma do Polo e do Virtus.
Segundo a Skoda, o Kamiq será exclusivo para a China, algo curioso se levarmos em consideração a popularidade da marca na Europa. Provavelmente por razões estratégicas: talvez o grupo queira que o VW T-Cross tenha algo parecido com uma exclusividade. Não será total porque a Seat já tem um crossover compacto na Europa, o Seat Arona, mas o T-Cross, assim como o Kamiq, será maior. O modelo da Skoda terá 4,39 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,59 m de altura e um entre-eixos de 2,61 m. Mais comprido, mas menos espaçoso do que o conceito Vision-X, que tinha 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,54 m de altura e um entre-eixos de 2,65, com um porta-malas de 380 l. Essas provavelmente serão as dimensões do T-Cross. O Arona tem apenas 4,14 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos. O porta-malas, em compensação, é de 400 l. A Volkswagen provavelmente achou mal negócio ter um modelo maior, mas mais barato, no mesmo pedaço do T-Cross.
"A Skoda vê um crescimento particularmente dinâmico no mercado chinês, já que a demanda por SUVs na China dobrou apenas nos últimos 3 anos. Começamos nossa campanha de SUVs na China com os lançamentos bem-sucedidos do Kodiaq e do Karoq (base do futuro Tarek). Continuando essa campanha, desenvolvemos outro SUV exclusivamente para o mercado chinês, o novo Kamiq. Apresentaremos um SUV grande no final deste ano, expandindo nossa oferta para 4 modelos na China", disse o CEO da Skoda, Bernhard Maier.
A marca divulgou também que ele terá um novo motor 1.5, de 110 cv e 15,3 kgfm, com um câmbio automático que a marca não menciona quantas marchas tem. Em suma, será um modelo bem mais simples do que o mercado europeu está acostumado a ver, ainda que mais espaçoso que o Arona. O T-Cross, assim como seu irmão menor da Seat, deverá ter os motores 1.0 TSI, na Europa, e o 1.6 MSI no Brasil.