PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Robotaxi da Tesla pode chegar em 10 de outubro.

Um novo relatório diz que a Tesla pode revelar seu tão aguardado robotaxi já no dia 10 de outubro. Citando "pessoas familiarizadas com o assunto", a publicação Automotive News informa que a Tesla agora planeja um evento de revelação “no estúdio de cinema da Warner Bros. Discovery na região de Los Angeles” nesse dia.

Um Projeto Crítico para a Tesla

A Tesla teve um ano de 2024 conturbado. Os americanos estão comprando mais veículos elétricos (EVs) do que nunca – um recorde de 330 mil no último trimestre. Mas as notícias não têm sido tão boas para a líder tradicional do mercado de EVs.

A participação de mercado da Tesla caiu para menos de 50% no segundo trimestre, à medida que montadoras tradicionais – quase todas agora estão vendendo mais de um EV – e conquistam fatias do mercado. O preço das ações da empresa pode variar de um dia para o outro, mas está em queda de mais de 16% em comparação com o ano anterior, à medida que perde terreno em seu mercado tradicional.

O CEO Elon Musk respondeu apresentando a empresa aos investidores como menos uma fabricante de carros e mais uma empresa de autonomia. O robotaxi é peça central para essa estratégia.

A Tesla cancelou os planos de construir um EV abaixo de US$ 25 mil – o longamente planejado Model 2 – em favor de seu projeto de táxi autônomo. A empresa também abandonou os planos de construir a estrutura de um carro a partir de uma única peça fundida, mesmo enquanto a Toyota avança nesse mesmo processo chamado de “gigacasting”.

A Tesla adiou uma atualização planejada de seu modelo mais vendido, o Model Y, e reduziu drasticamente o crescimento de sua rede de carregamento Supercharger, mesmo enquanto outras montadoras e redes rivais adotam essa tecnologia.

Ao recuar drasticamente de outros projetos, a Tesla investiu pesado no robotaxi.

Outros Tiveram Dificuldades em Fazer Táxis Autônomos Funcionarem

Musk há muito apresenta os esforços de autonomia da Tesla como uma futura fonte de receita para os proprietários da marca. Ele disse que, um dia, os proprietários poderiam permitir que seus Teslas trabalhassem como táxis quando não precisassem deles, gerando renda.

Mas a empresa também planeja sua própria frota de táxis autônomos. Musk disse aos investidores, em abril, que a futura empresa seria “uma combinação de Airbnb e Uber, ou seja, haverá um número de carros que a Tesla própria possuirá e operará na frota”.

Outras empresas, no entanto, tentaram isso e não conseguiram sucesso. O New York Times observa: “A tecnologia da Tesla enfrentará forte concorrência da Waymo, uma subsidiária da Alphabet, empresa-mãe do Google; de serviços de transporte como Uber e Lyft; e do negócio de carros autônomos da Amazon, o Zoox. Fabricantes de automóveis como a General Motors, que possui a Cruise, também estão perseguindo a direção autônoma, juntamente com empresas chinesas de tecnologia e automóveis, como Baidu e BYD.”

Nenhuma delas alcançou o sucesso estrondoso que Musk imagina.

A abordagem da Tesla é diferente. A Electrek observa que “a maioria dos outros serviços de direção autônoma, como Waymo e Cruise, focam em fazer seus sistemas funcionarem em áreas urbanas cercadas geograficamente, usando mapeamento”, mas a Tesla acredita que seus carros poderão funcionar fora dessas áreas mapeadas, “o que significa que poderiam dirigir virtualmente para onde quisessem, sem a necessidade de mapeamento prévio da área ou mesmo de conexão com a internet”.

Veja também:

>> NOVO SÉRIE 3 Sedã da BMW chega a linha 2025 com atualizações!

>> Citroen lança Basalt, o SUV mais barato do Brasil!

>> Mitsubishi lança Eclipse Cross em sua versão Rush

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

SUV/Crossover
Hatchback
Picape
Sedã
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro