Dias depois de a Citroën anunciar que encerrará em julho a produção da C4 Picasso na Europa após vender minivans durante quase 30 anos, a Renault decide seguir o caminho da compatriota e deixa de fabricar a Scénic para focar nos SUVs. Somente a versão Grand de sete lugares será mantida por mais algum tempo.
Lançada na Europa em 1996, a Scénic é mais uma minivan que não resiste ao avanço dos SUVs e crossovers em todo o mundo. O modelo vendeu cerca de 2,8 milhões de unidades ao longo dos seus 26 anos de vida, somadas as quatro gerações comercializadas mundialmente.
A Scénic fez sucesso em diversos mercados – incluindo o Brasil – mas vinha amargando seguidas quedas nas vendas. No ano passado, por exemplo, a minivan registrou apenas 20.678 unidades comercializadas (a maior parte no mercado europeu), número bem abaixo dos 160.159 emplacamentos de 2011, o melhor desempenho de sua história.
Scénic foi o primeiro Renault fabricado no Brasil
No Brasil, a Scénic teve mais de 140.400 unidades fabricadas em São José dos Pinhais (PR) entre 1999 e 2010. Foi o primeiro modelo da Renault feito no país. Em 2008, a segunda geração foi importada da Europa para ser comercializada junto com o modelo nacional, mas vendeu poucas unidades devido ao alto preço e à perda de interesse do mercado pelas minivans.