O Latin NCAP divulgou nesta quinta-feira (16) o resultado do, talvez, mais aguardado crash test dos últimos meses. O Renault Kwid passou por dois testes de colisão (frontal e lateral) e recebeu três estrelas tanto para a proteção dos adultos quanto para a das crianças, no banco de trás. A expectativa por esta avaliação era grande, já que havia certa apreensão quanto ao desempenho do subcompacto no crash test nacional, considerando que o modelo indiano zerou sua nota no Global NCAP no ano passado e só recebeu uma depois da quarta avaliação.
De acordo com o instituto de segurança, a estrutura do habitáculo (a cabine) foi considerada estável. Para chegar a esta conclusão, o carro foi submetido a um impacto contra um objeto imóvel deformável a uma velocidade de 64 km/h, no qual 40% da frente é atingida, e outra colisão lateral, desta vez com o veículo sendo atingindo por uma plataforma a 50 km/h.
Após avaliar o desempenho do Kwid com 3 estrelas para adutos e crianças, o órgão ponderou que peito e joelhos do motorista têm "proteção marginal" (pela possibilidade de se chocarem com partes perigosas do painel) no caso da colisão frontal, mas o restante foi considerado "adequado" ou "bom". E o airbag lateral ofereceu "fraca proteção ao peito" do passageiro, porém "o carro deu uma proteção adequada ao abdome e à cabeça e boa proteção à pelvis".
Como o Kwid não possui airbags de cortina para a proteção de cabeça, não foi possível realizar o teste de colisão lateral contra um poste. A ausência do controle eletrônico de estabilidade também impossibilita a avaliação completa do carro, o que prejudica sua nota (nenhum carro recebe 5 estrelas no Latin NCAP sem que estes dois testes extras sejam realizados).
Ao menos pudemos ver que a Renault, de fato, promoveu as melhorias estruturais que prometeu quando imprensa e público questionaram a marca após o fracasso do modelo indiano. Como você pode comparar com o vídeo abaixo, o Kwid vendido no país asiático é claramente mais frágil do que o nacional.