Se tem uma indústria em que guardar segredo é quase impossível, ela é a automotiva. Não basta contar com a discrição de engenheiros, projetistas, operários, fornecedores, agências de publicidade, fotógrafos oficiais e mais uma infinidade de pessoas. É preciso também observar as indústrias que vivem da automotiva. Como a de modelos e miniaturas. Já aconteceu de um automóvel ser antecipado por carrinhos mais de uma vez. E o caso mais recente é o do Renault Clio V, que deve estrear no Salão de Genebra deste ano, em março. Tudo por conta de uma loja espanhola de miniaturas, a Car Scale World, que postou o novo carro em sua página no Facebook.
Já devidamente tirada da página da loja, a imagem mostra que o novo Clio será mais bojudo, com uma carroceria mais alta que a do Clio IV. As portas traseiras continuam com puxadores escondidos no alto da coluna C, mas a dianteira lembra muito a do novo Mégane. Assim como o Nissan Juke e boa parte dos novos carros compactos da Nissan e da Renault (apesar da situação com Carlos Ghosn), o novo Clio V usará a nova plataforma CMF-B. Até o futuro Sandero será fabricado com ela, o que talvez explique a decisão da Renault de não usar mais modelos da Dacia em países emergentes. Se a plataforma é a mesma, a "bolha" faz pouca diferença. E talvez a próxima geração do nosso Sandero tenha essa "bolha" que a miniatura revela. Só resta perguntar que nome o novo compacto da Renault terá no Brasil. Será Sandero? Será Clio? Eis algo que será interessante observar de perto...