Os relês andam causando um bocado de confusão no mundo automotivo. Depois de envolver cerca de 670 mil unidades de Onix, Prisma, Spin e Cobalt, essas peças são novamente motivo de recall. Mas, dessa vez, na Fiat. E não se trata do relê da caixa de fusíveis, mas sim os relês do sistema de ignição e do de injeção eletrônica. A Fiat não detalha por que seria necessário trocar os relês, mas sim que eles interferem com o funcionamento do motor. E podem até desligá-lo, mesmo em movimento, o que pode causar sérios acidentes. No caso do recall da GM, a falha no relê é causada por infiltração de água.
O reparo, que tem de ser agendado, leva cerca de 30 minutos. Para tornar a vida dos envolvidos mais fácil, a luz-espia da bateria dos veículos se acende caso as peças já apresentem a avaria. Vale destacar que, caso essa luz esteja acesa, não convém dirigir o automóvel. Para confirmar se seu carro está entre os envolvidos no chamado, ligue para a Central de Serviços ao Cliente Fiat, no telefone 0800 707 1000, ou confira o número do chassi de seu veículo neste link no site da Fiat. Confira abaixo os veículos envolvidos:
VEÍCULO | ANO/MODELO | CHASSIS NÃO SEQUENCIAIS (ÚLTIMOS SEIS DÍGITOS) | UNIDADES ENVOLVIDAS |
UNO | 2018 e 2019 | 814974 a 835992 | 14.150 |
ARGO | 2018 e 2019 | H20145 a H82351 | 44.125 |
MOBI | 2018 e 2019 | 493776 a 558183 | 43.696 |
TORO | 2018 e 2019 | B40604 a C01788 | 48.900 |
GRAND SIENA | 2018 e 2019 | 340455 a 359006 | 15.807 |
STRADA | 2017 e 2018 | 181519 a 246187 | 46.167 |
PALIO WEEKEND | 2018 | 099712 a 103166 | 504 |
FIORINO | 2018 | 085164 a 107200 | 9.685 |