A Ram Rampage finalmente foi apresentada e teve os seus preços divulgados. A primeira picape da marca desenvolvida e produzida fora da América do Norte começa a ser vendida em três versões, custando a partir de R$ 239.990 e com previsão de chegada às concessionárias em agosto.
Preços da Ram Rampage:
Rampage Rebel 2.0 turbodiesel AT9 4x4 – R$ 239.990
Rampage Rebel 2.0 turbo gasolina AT9 4x4 – R$ 249.990
Rampage Laramie 2.0 turbodiesel AT9 4x4 – R$ 249.990
Rampage Laramie 2.0 turbo gasolina AT9 4x4 – R$ 259.990
Rampage R/T 2.0 turbo gasolina AT9 4x4 – R$ 269.990
Esses preços são promocionais, válidos para a pré-venda, que começa no dia 22 de junho, às 10h (horário de Brasília), no site ram.com.br/rampage. Para confirmar a compra da picape, o cliente precisa fazer um cadastro e pagar um sinal de R$ 1 mil. Os veículos comprados nessa fase serão faturados entre agosto e setembro, e receberão gratuitamente o Pack Elite, pacote que será oferecido opcionalmente por R$ 6 mil com sistema de som premium Harman Kardon, banco do passageiro com ajuste elétrico e luzes internas configuráveis.
Após a pré-venda no site da marca, a Ram Rampage poderá ser reservada nas concessionárias, com faturamento em setembro e outubro, mas sem o Pack Elite.
Como é a Ram Rampage
A Rampage é o quinto modelo produzido na fábrica da Stellantis em Goiana (Pernambuco). O modelo utiliza estrutura monobloco baseada na plataforma Small Wide Body 4x4, a mesma da Fiat Toro e dos Jeep Renegade, Compass e Commander.
No entanto, a Rampage sofreu mudanças estruturais para receber novos componentes, como as suspensões independentes com calibração específica, os freios a disco nas quatro rodas e o inédito motor Hurricane 4 a gasolina.
O nome Rampage (que significa alvoroço, em inglês), por sua vez, já foi utilizado anteriormente em uma picape compacta comercializada pela Dodge nos Estados Unidos entre 1982 e 1984. Mais tarde, em 2006, um conceito da marca também foi batizado como Rampage.
Motorizações
Nas versões Rebel e Laramie, a Ram Rampage pode ser equipada com o conhecido motor Multijet 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência a 3.750 rpm e 38,8 kgfm de torque a 1.750 rpm.
No entanto, todas as configurações podem receber o novo propulsor Hurricane 4 2.0 turbo de quatro cilindros de 272 cv a 5.200 rpm e 40,8 kgfm a 3.000 rpm.
Independentemente da motorização, a picape é sempre dotada de câmbio automático de nove marchas e tração 4x4 com acionamento sob demanda e reduzida. A exemplo da Fiat Toro, o sistema prioriza as rodas dianteira em condições normais de uso.
Desempenho e consumo
A Stellantis informa que a Ram Rampage turbodiesel acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 186 km/h.
O consumo médio, de acordo com as medições do Inmetro, é de 9,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
Já as versões Rebel e Laramie turbo a gasolina levam 7,1 segundos para atingir os 100 km/h, com velocidade final de 210 km/h. A R/T cumpre a prova em 6,9 segundos e tem velocidade máxima de 220 km/h.
O consumo da motorização mais potente é de 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada (Rebel e Laramie). A R/T “arredonda” esses números para 8 km/l em ciclo urbano e 10 km/l em trecho rodoviário.
Dimensões e capacidades
Poucos centímetros maior que a Fiat Toro, a Ram Rampage mede 5,03 metros de comprimento, 1,88 m de largura (sem espelhos), 1,78 m de altura (1,77 m na R/T) e 2,99 m de distância entre-eixos.
O peso em ordem de marcha varia entre 1.906 kg (Rebel gasolina) e 1.942 kg (Laramie diesel).
A caçamba tem capacidade volumétrica de 980 litros (160 litros a mais que a Toro), medindo 1,05 m de comprimento (2,10 m com a tampa aberta), 59 centímetros de altura, 1,38 m de largura máxima e 1,05 m de largura entre as caixas de roda.
A picape é capaz de carregar 1.015 kg nas versões turbodiesel ou 750 kg nas variantes a gasolina.
Versões
A Rebel tem uma proposta mais voltada ao off-road, por isso o seu visual é mais robusto, com para-choques e grade frontal sem pintura, pneus de uso misto de perfil mais alto e rodas de liga leve de 17 polegadas. O interior tem acabamento predominantemente em couro preto.
Com uma pegada mais luxuosa, a Laramie aposta no para-choque dianteiro pintado na cor do veículo, rodas de 18” diamantadas e acabamento cromado no para-choque traseiro e na grade dianteira com barras horizontais. A cabine utiliza couro bicolor, entre outros detalhes mais sofisticados.
Por fim, a R/T é a versão esportiva da gama. Além do visual com para-choque dianteiro na cor da carroceria e do traseiro pintado de preto, a configuração recebe suspensões mais baixas e sistema de escape com ronco mais grave. As rodas de 18” e a grade dianteira são pintadas de preto brilhante. Já o interior conta com revestimento que mescla couro e camurça.
Equipamentos de série
Rampage Rebel 2.0 turbodiesel 4x4 (R$ 239.990): airbags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista; controles de estabilidade e tração; monitoramento de pressão dos pneus; freio de estacionamento eletrônico; faróis e lanternas full LED com acendimento automático; faróis de neblina em LED; sensor de chuva; alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres; sistema de permanência em faixa; alerta de ponto cego; controle de cruzeiro adaptativo; ar-condicionado automático de duas zonas; bancos e volante revestidos de couro; painel digital de 10,3”; chave presencial; central multimídia de 12,3” com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay; carregador de celular por indução; banco do motorista com regulagem elétrica; espelhos com rebatimento elétrico; rodas de liga leve de 17”, pneus All Terrain 235/65 R17, entre outros.
Rampage Rebel 2.0 turbo gasolina 4x4 (R$ 249.990): acréscimo de escapamento com ponteira dupla, modo esportivo do câmbio e sistema start-stop.
Rampage Laramie 2.0 turbodiesel 4x4 (R$ 249.990): itens da Rebel, mais acabamento externo cromado, bancos revestidos de couro bicolor, rodas de liga leve de 18” e pneus 235/60 R18.
Rampage Laramie 2.0 turbo gasolina 4x4 (R$ 259.990): adição do escape com ponteira dupla, modo esportivo do câmbio e sistema start-stop.
Rampage R/T 2.0 turbo gasolina 4x4 (R$ 269.990): todos os itens da Laramie turbo a gasolina, mais rodas de 18” pintadas de preto, acabamento interno em couro e camurça, adesivos externos, suspensão rebaixada em 10 mm e escapamento esportivo.
Todas as versões podem receber opcionalmente o pacote Elite (R$ 6 mil) citado anteriormente.
A Ram Rampage tem apenas duas opções de pintura sólida: cinza Sting Grey e vermelho Flame, que não têm custo adicional. As metálicas azul Patriot, cinza Maximum Steel, prata Bilet e preto Diamond, além da perolizada branco Pérola, custam R$ 2 mil extras cada.
Revisões
A Stellantis afirma que a Ram Rampage é a picape com o menor custo de manutenção periódica do mercado brasileiro. As revisões até 60.000 km das versões a gasolina custam R$ 6.120 ante os R$ 10.165 da Ford Maverick Lariat FX4 2.0 turbo.
No caso das versões a diesel, as revisões custam R$ 4.464, menos da metade cobrados pelas médias Chevrolet S10 (R$ 9.548), Ford Ranger (R$ 10.098) e Toyota Hilux (R$ 11.714).