Setembro não trouxe boas notícias para a Fenabrave. Apesar de ter menos dias úteis do que agosto, o mês passado registrou queda de 15,06% nas vendas de veículos leves e de 10,69% em veículos pesados, com uma queda total de 14,42%. Mesmo diante deste resultado, a entidade está otimista com 2018 e prevê um crescimento de 13% deste ano em relação a 2017. Trata-se da 4ª revisão da previsão para números melhores.
Quem continua com uma dianteira larga frente à concorrência é o Chevrolet Onix, que vendeu 17.981 unidades, contra 8.680 do segundo colocado, o Ford Ka. Foi mais do que o dobro do concorrente. No acumulado do ano, o segundo colocado é o Hyundai HB20, mas o Onix também tem uma liderança bastante folgada, de quase o dobro das vendas do modelo coreano.
A surpresa do mês ficou por conta das picapes. Normalmente colocadas entre os 10 primeiros mais vendidos, Fiat Strada e Fiat Toro ficaram na 11ª e 12ª colocação.
Aguardemos os próximos meses do ano para ver se a previsão da Fenabrave se concretiza ou não. A Anfavea continua bastante cautelosa, ainda que já tenha confessado que torce para estar errada.