Em agosto, contamos aqui na KBB a história do Project Gold, que pode ser considerado o último Porsche 911 a ar, o 993, a sair de fábrica. Isso porque o projeto pode ser considerado um restomod de grife, feito pela própria fabricante. Pois o modelo finalmente foi a leilão e o preço que ele atingiu não foi apenas alto. Foi estratosférico: 2.743.500 €. Algo que deixou muita gente surpresa. Afinal de contas, o Project Gold é único, mas uma unidade em muito bom estado não passa de 100 mil €, o que mostra o sucesso do leilão.
O Project Gold nasceu há cerca de um ano e meio, quando especialistas da Porsche Classic propuseram criar um Porsche 993, a última geração do 911 com motor a ar, feito inteiramente com as peças de reposição vendidas pela divisão. Partindo de uma carroceria existente do 993, eles reuniram mais de 6.500 peças genuínas, montadas cuidadosamente desde que o projeto foi aprovado pela Porsche Exclusive Manufaktur, a turma que cuidou da série 911 Turbo S Exclusive , limitada a 500 unidades. Que tem a mesmíssima cor Amarelo Dourado Metálico.
A grana será toda revertida para a Fundação Ferry Porsche, criada para celebrar os 70 anos da marca alemã. Ela é dedicada a apoiar trabalhos nos campos da educação, pesquisa, esportes, cultura e assistência social. Em suma, nunca um esforço para mostrar como uma marca preserva bem seus clássicos foi tão bem recompensado. Nem tão bem empregado.