Puristas são uma turma interessante. Eles detestam qualquer novidade que suas marcas de coração promovam. Veja o caso dos fãs do 911, por exemplo. Até hoje eles choram a morte do motor refrigerado a ar. Pois eles darão pulos de alegria ao saber que a marca voltou a produzir o 911 com motor refrigerado a ar, ainda que tenha sido apenas um exemplar, o Project Gold. Que não pode ser emplacado, provavelmente pelo fato de usar um motor mais poluente do que as leis atuais admitem. Ainda que só possa rodar em pistas particulares, o último 911 a ar ainda será disputado a tapa pelos colecionadores. Mais especificamente em um leilão marcado para o dia 27 de setembro.
O Project Gold nasceu há cerca de um ano e meio, quando especialistas da Porsche Classic propuseram criar um Porsche 993, a última geração do 911 com motor a ar, feito inteiramente com as peças de reposição vendidas pela divisão. Partindo de uma carroceria existente do 993, eles reuniram mais de 6.500 peças genuínas, montadas cuidadosamente desde que o projeto foi aprovado pela Porsche Exclusive Manufaktur, a turma que cuidou da série 911 Turbo S Exclusive , limitada a 500 unidades. Que tem a mesmíssima cor Amarelo Dourado Metálico.
A carroceria passou pelos mesmos tratamentos modernos de proteção a corrosão e recebeu um motor estalando de novo exatamente igual ao do 911 Turbo da geração 993: um boxer 3.6 de 6 cilindros biturbo de 450 cv. Refrigerado a ar, como já dissemos, mas também com tração nas quatro rodas e câmbio manual. O número de chassi, estampado manualmente, segue a numeração do último 993 Turbo produzido, o que, em teoria, faz dele o último de sua espécie a ser produzido, mas as restrições ao emplacamento garantirão a exclusividade tanto do Project Gold quanto do clássico original, entregue há 20 anos, em 1998.
O dinheiro arrecadado com a venda do Project Gold será revertido para a Fundação Ferry Porsche, criada para celebrar os 70 anos da marca alemã. Suspeitamos que ela terá uma soma bastante expressiva vinda do leilão.