Depois que surgiram o Seat Ibiza e o VW Polo, ainda faltavam a Audi e a Skoda a mostrar seus novos compactos sobre a plataforma MQB A0. Faltavam. Nesta quarta (20), a Audi revelou ao mundo como é a segunda geração de seu compacto, o A1. E ele saiu melhor do que a encomenda: maior, aparentemente mais leve e muito mais agressivo no estilo.
Com 4,03 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,41 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, só 1 cm a menos do que o Polo, o novo Audi A1 não teve suas motorizações reveladas, mas tudo indica que ele será equipado com os mesmos motores do Polo na Europa. Em outras palavras, com o 1.0 TSI e com o 1.4 TSI. O fato de ser fabricado sobre a plataforma MQB A0 também o deixa muito próximo do Brasil, onde ele poderia perfeitamente ser fabricado com estes mesmos motores, sendo o 1.0 TSI o de entrada. Afinal de contas, o A1 tem uma proposta mais luxuosa que a do Polo, o que permite que ele parta de onde o VW termina. O que também elimina qualquer possibilidade de canibalização.
Além dos A1 "civis", a imprensa especializada no exterior já fala em um S1, com o mesmo motor 2.0 TSI do Golf GTI, mas com mais potência: 252 cv. Se ele se concretizar, e é bem possível que isso aconteça, o S1 provavelmente seria importado. Tanto por volume quanto por preço: não faria sentido fabricar por aqui poucas unidades de um modelo compacto que certamente custaria mais do que o Golf GTI feito aqui. Mas que, pela proposta de "pocket rocket", terá uma legião de fãs. Em qualquer lugar do mundo. Pena que, neste pedaço dele, muitos fãs não têm a grana necessária para transformar vontade em propriedade...