Depois de ter deixado escapar as primeiras imagens do modelo, a Peugeot provavelmente achou melhor antecipar a revelação da nova geração do Peugeot 208. E mostrou nesta segunda (25) todos os detalhes de seu hatchback compacto, agora construído sobre uma nova plataforma, a CMP.
Segundo os amigos do site Autos Segredos, a PSA tinha para a Argentina o projeto de um carro que substituiria o 208 e o Citroën C3 em nossos mercados. Ele usava o código P21 e não se sabia sob que marca o novo hatchback seria vendido. Isso dava a ideia de que o projeto era específico para o mercado sulamericano, mas não era exatamente assim. P21 é o código mundial de desenvolvimento do novo 208. Com isso, o modelo que será fabricado na Argentina será exatamente o mesmo que você vê nestas fotos e no vídeo abaixo, uma mudança e tanto de estratégia. Antes, a PSA achava que os modelos de grande volume, compactos, tinham de ser feitos no Brasil. Os médios ficavam para a Argentina. Agora, o 208 fica na Argentina e os SUVs, como o futuro 2008, devem ser feitos no Brasil. As diferenças do P21 argentino para o da Europa devem ficar por conta da motorização.
O novo Peugeot 208 cresceu em relação ao anterior, pelo menos na aparência. Se o atual tem 3,98 m de comprimento, o novo terá 4,06 m, um ganho de 8 cm que, infelizmente, não se reflete em mais espaço interno. Isso porque a medida entre-eixos do modelo continua em 2,54 m. Como a plataforma do 208 é a CMP, e a do 208 atual é a PF1, isso talvez mostre que a CMP é uma evolução da PF1. Ou que a medida foi mantida por mera coincidência, o que parece estranho. Afinal, o DS 3 Crossback, que estreou a CMP, tem 2,55 m de entre-eixos. O 208 poderia ter repetido a medida. Seja como for, 2,54 m, para um modelo compacto, é bastante razoável. O Renault Sandero, com seus 2,59 m, é quase um hatchback médio.
A evidência de que estamos mesmo diante de uma nova plataforma está na largura, com 1,75 m, contra 1,70 m do 208 atual. A CMP teria como grande vantagem a flexibilidade. Segundo a PSA, ela permite criar um modelo elétrico sem grandes modificações. E a prova disso é o novo e-208, a versão totalmente elétrica do hatchback, que estará disponível desde o lançamento. Com autonomia prevista de até 340 km, o modelo tem um pacote de baterias de 50 kWh e um motor de 100 kW, ou 136 cv. O torque, de 26,5 kgfm, fica em linha com o de motores a combustão turbinados, como o 1.5 do Civic SI, ou naturalmente aspirados, como o 2.8 V6 do VW Passat de 2001. A proposta mais esportiva do modelo fica evidente em sua altura, de apenas 1,43 m, contra 1,46 m do modelo europeu (1,48 m do brasileiro, por conta da tropicalização da suspensão).
Com relação às opções de motores a combustão, o 208 terá o 1.2 PureTech, com 75 cv, 100 cv ou 130 cv, além de um 1.5 de 3 cilindros turbodiesel de 100 cv. O pessoal do Autos Segredos fala no desenvolvimento de um 1.5 de 3 cilindros flex para nosso mercado, um motor que seria chamado de EC5. As opções de câmbio são dois manuais, de 5 e 6 marchas, e um automático de 8 marchas.
Em termos de equipamentos, o novo 208 promete ser o mais conectado do bairro Peixoto, com sistemas multimídia de até 10 polegadas compatíveis com Mirror Link, Apple Carplay e Android Auto. Seu i-Cockpit traz como novidade um sistema de projeção holográfica de informações, o i-Cockpit 3D, que agilizariam as respostas do motorista em até meio segundo. Em termos segurança, o modelo traz regulador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, comutador automático de faróis altos, monitoramento de ponto cego, monitoramento de mudança de faixa, controle de estabilidade, de tração e 6 airbags. Estes últimos, algo padrão nos veículos europeus. Esperemos que o 208 argentino seja remotamente parecido com o europeu, que começa a ser vendido por volta de setembro no Velho Continente.