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Os carros estão ficando cada vez mais caros para reparar.

Os carros de hoje são maravilhas tecnológicas. Muitos incluem sensores que ajudam a manter uma distância definida do carro à frente. Esses sensores podem quebrar até mesmo em um pequeno acidente.

Muitos têm sensores que detectam chuva e ligam os limpadores de para-brisa para você. Esses sensores podem quebrar até mesmo em um pequeno acidente.

Alguns são até elétricos. Eles se tornarão mais ecológicos à medida que a rede elétrica se tornar mais sustentável, sem escapamentos para emitir poluição. Eles usam baterias posicionadas de forma que até mesmo um pequeno acidente pode danificá-las.

Você já deve imaginar onde isso vai dar.

Custos de Reparação e Seguro em Alta

"O custo médio para reparar carros danificados para ficarem como novos aumentou 36% desde 2018 e pode ultrapassar US$ 5.000 até o final deste ano", informa o New York Times. Os números vêm da Mitchell, que fornece grande parte do software usado nas indústrias de seguro automotivo e reparação de veículos.

Os prêmios de seguro, segundo o Times, aumentaram "17% nos 12 meses".

A Axios acrescenta: "O custo de reparo de carros subiu 19,7% em termos anuais, de acordo com os últimos dados federais de preços ao consumidor".

Sensores em Posições Vulneráveis

A incrível complexidade dos carros modernos é a responsável.

O Times observa: "Muitos para-choques precisam ser substituídos após pequenas colisões porque os sensores de segurança embutidos podem não funcionar adequadamente após os reparos. Outros sistemas, até mesmo alguns que não parecem danificados, precisam ser inspecionados ou recalibrados."

Até mesmo a substituição simples de um para-brisa pode agora custar quatro dígitos devido aos sensores embutidos e lentes integradas para câmeras de monitoramento de tráfego.

Veículos Elétricos Agravam o Problema

Alguns dos custos de reparo mais exorbitantes vêm de veículos elétricos (EVs).

Eles ainda representam uma pequena parte do problema geral. Um relatório separado da Mitchell explica que as solicitações de reparo de EVs no primeiro trimestre de 2023 representaram 1,13% de todos os reparos nos EUA e 2,41% no Canadá. No entanto, os reparos de EVs "lideram em complexidade automotiva e representam um custo significativo em relação aos veículos com motores de combustão interna".

O Times observa: "Cerca de 18% dos carros a gasolina envolvidos em acidentes são considerados perda total, enquanto apenas cerca de 6% dos veículos elétricos são considerados irreparáveis após acidentes."

A Tesla fabrica cerca de 60% dos EVs vendidos nos EUA. Os designs da empresa incluem a bateria como parte estrutural do carro, não como um elemento substituível dentro do chassi. Suas baterias não são modulares. Pequenos danos podem exigir a substituição de toda a bateria.

Baterias estruturais tornam até pequenos acidentes extremamente caros. O Times cita o caso de uma picape Rivian R1T, com uma bateria estrutural semelhante à da Tesla, que foi atingida na traseira em um semáforo.

"O dano foi inicialmente considerado relativamente leve", e um avaliador de seguros estimou que a substituição do para-choque custaria US$ 1.600. "O custo real para consertar o para-choque em uma oficina certificada para reparar veículos Rivian — uma das apenas três em Ohio — foi de US$ 42.000", relata o Times.

Alguns EVs São Mais Fáceis de Reparar

Alguns designs de EVs são mais amigáveis para reparos. A Carscoops observa: "Os EVs da BMW permitem a substituição modular dos elementos da bateria". Sensores de colisão ajudam a identificar células danificadas. "A GM está desenvolvendo um método semelhante para permitir que concessionárias substituam módulos de bateria individuais", enquanto o Mustang Mach-E da Ford mantém os componentes da bateria dentro de uma carcaça estrutural que pode ser substituída. As células da bateria dentro podem ser transferidas entre as carcaças.

A Tesla, Rivian e montadoras de EVs semelhantes, focadas em carros de luxo, também tendem a ter altos custos de reparo. Reparar EVs de montadoras convencionais, como Nissan e Hyundai, segundo a Mitchell, custa "apenas cerca de US$ 800 a mais que seus equivalentes a gasolina".

 

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