A Volkswagen divulgou nesta quinta-feira (15) as primeiras imagens da terceira geração do Tiguan. O SUV, que deixou de ser vendido no Brasil em 2021, será construído a partir de uma nova plataforma e terá uma série de novas tecnologias, incluindo uma configuração híbrida plug-in capaz de rodar 100 quilômetros apenas com eletricidade.
O novo Volkswagen Tiguan será revelado completamente ainda este ano como mais um produto da marca baseado na plataforma MQB Evo, uma evolução da arquitetura modular MQB, e que já está presente no Golf de oitava geração.
De acordo com as informações preliminares, o Tiguan está 3,2 centímetros mais comprido (4,55 metros), mas manterá as mesmas largura (1,94 m) e distância entre-eixos (2,68 m). O porta-malas, por sua vez, foi ampliado em 33 litros para atingir 550 litros de capacidade total.
Entre as inovações da nova geração estão os faróis matriciais IQ.LIGHT.HD, o sistema de massagem nos bancos dianteiros e a suspensão com amortecedores adaptativos com o mesmo gerenciamento eletrônico do Golf GTI. Com isso, o SUV controla a rigidez e a altura de rodagem de acordo com as condições do piso e o modo de condução.
A cabine foi atualizada com novos materiais de acabamento e uma central multimídia (que pode chegar a 15 polegadas dependendo da versão) que abriga todos os recursos do carro, como o ar-condicionado e o sistema de entretenimento. A Volkswagen diz que o equipamentos utiliza um novo sistema operacional mais moderno e com processamento mais rápido.
Seguindo a tendência dos modelos elétricos da marca, o novo Volkswagen Tiguan passa a usar um seletor de marchas na coluna de direção no lugar da alavanca – solução parecida com a utilizada há anos pela Mercedes-Benz.
As motorizações cotadas para o novo Tiguan incluem a tradicional 2.0 TSI e a híbrida-leve 1.5 eTSI, ambas movidas a gasolina. A 2.0 turbodiesel e duas variantes híbrida (de 204 cv e 272 cv) também serão oferecidas no mercado europeu.
Independentemente da motorização, o novo Volkswagen Tiguan será sempre equipado com o câmbio DSG automatizado de dupla embreagem.
O lançamento na Europa está previsto para o primeiro quadrimestre de 2024.