Que os Renault Sandero e Logan passarão em breve por uma reestilização já não é novidade nos meios automotivos. Ela deveria inclusive ter acontecido neste ano, mas a coisa foi postergada pela chegada do Kwid. O que ninguém sabia era que o Sandero feito no Brasil teria uma traseira exclusiva, à moda Argo, mas o pessoal da revista Quatro Rodas descobriu isso em consulta ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Foi por lá que eles encontraram as duas imagens que ilustram essa matéria. Da tampa traseira e da lanterna do novo Renault Sandero, modelo 2019.
Note que a lanterna, antes limitada a uma única peça, ganhará um rabicho que invade a tampa traseira. E que a imagem da tampa traseira, logo abaixo, não deixa nenhuma margem de dúvida a que modelo a tal lanterna pertence. É o mesmo estilo que modelos como Koleos e o novo Mégane já adotaram na Europa, onde o Sandero é vendido como Dacia, não como Renault. Com isso, o modelo ganha uma pitada de refinamento que as demais modificações estéticas devem reforçar. Afinal de contas, o hatch da Renault terá de brigar com o VW Polo por um lugar ao sol em seu segmento. E o Fiat Argo, que começou devagar, também esboça reação.
Não é a primeira vez que a reestilização do Sandero e do Logan dá as caras. Em setembro deste ano, a revista Autoesporte já trouxe imagens, também do INPI, que mostram o Logan, o Sandero e o Sandero Stepway modificados. Eles terão uma grade dianteira filetada, novos para-choques dianteiros e também DRLs de LED nos faróis. O sedã deverá trazer a placa na tampa do porta-malas em vez de no para-choque.
Outras mudanças devem ficar por conta de equipamentos. Se o Kwid traz airbags laterais, não faz sentido o Sandero e o Logan, mais caros, não oferecerem o equipamento. Eles também devem passar a oferecer controle de tração e de estabilidade. Reforços importantes na segurança em um dos países que mais matam no trânsito todos os anos.