Recém-apresentado na Europa, o novo Porsche Cayenne 2024 já está em pré-venda no Brasil. O SUV, que passou por uma profunda reestilização, ganhou novos equipamentos e está mais potente, tem preço inicial de R$ 810 mil e entregas das primeiras unidades previstas para este ano.
De acordo com a Porsche, o Cayenne 2024 sofreu mudanças quase tão extensas quanto à criação de uma nova geração. As melhorias dinâmicas e tecnológicas consumiram 4 milhões de quilômetros rodados em testes sob diferentes condições climáticas em quatro continentes.
A dianteira foi redesenhada com novo para-choque e faróis mais estreitos, que ganharam iluminação em LED matricial em todas as versões (é possível configurar o carro com LEDs Matrix de alta definição como opcional). A Porsche destaca que o novo conjunto óptico, com mais de 32 mil pixels ajustáveis individualmente, tem alcance de até 600 metros de distância.
Na traseira, o Porsche Cayenne 2024 foi atualizado com novas lanternas. A placa foi deslocada da tampa do porta-malas, também redesenhada, para o para-choque (como na versão Coupé). As novas rodas de liga leve são de 20 polegadas de série, mas a marca oferece conjuntos de até 22” entre os opcionais.
O SUV ganhou três novas cores metálicas: azul Algarve, azul Montego e cinza Ártico.
As principais mudanças estão no interior do Porsche Cayenne 2024. O painel foi totalmente atualizado com inspiração no elétrico Taycan. Além do quadro de instrumentos digital de 12,6” com elementos redondos, há mais duas telas: a multimídia de 12,3”, ao centro, e outra à frente do passageiro com 10,9” e integrada ao sistema de entretenimento.
O console central, antes repleto de botões, agora tem aparência mais minimalista com poucos comandos. A alavanca do câmbio foi substituída por uma haste à direita do volante, como nos carros da Mercedes-Benz.
Mecânica atualizada
O motor das versões de entrada, o 3.0 V6 turbo a gasolina, foi otimizado para entregar 358 cv de potência e 50,9 kgfm de torque (ganho de 13 cv). O 2.9 V6 biturbo da versão S foi substituído pelo 4.0 V8 biturbo, que entrega 480 cv e 61,1 kgfm. Esse propulsor leva o SUV aos 100 km/h em 4,7 segundos e aos 273 km/h de velocidade máxima.
O Cayenne E-Hybrid passa a ser equipado com um motor elétrico de 178 cv (40 cv mais potente que o anterior), combinado ao 3.0 V6 turbo a gasolina. O conjunto gera 477 cv de potência e pode rodar até 90 km apenas com eletricidade graças à nova bateria de 25,9 kWh (antes era de 17,9 kWh). O tempo de recarga é de duas horas e meia.
Na nervosa versão Coupé Turbo GT, o motor 4.0 V8 biturbo com escapamento de titânio atinge os 659 cv, potência suficiente para atingir os 100 km/h em apenas 3,3 segundos e chegar aos 305 km/h de velocidade final. Para gerenciar essa cavalaria, o SUV é dotado de suspensão pneumática, freios de cerâmica e eixo traseiro esterçante.
O novo Porsche Cayenne 2024 está sendo oferecido no Brasil a partir de R$ 810 mil na versão S, enquanto o Cayenne Coupé S tem preço inicial de R$ 840 mil (ambos com motorização 3.0 V6 turbo). Já o Cayenne Turbo GT é oferecido por R$ 1.385.100.