A organização não governamental Latin NCAP divulgou nesta quinta-feira (13) o resultado dos testes de impacto do novo Citroën C3, lançado na América do Sul no segundo semestre de 2022. De acordo com a entidade, o compacto zerou na avaliação geral sem receber uma única estrela, de cinco possíveis, pelo fraco desempenho nos testes de segurança.
No teste de colisão frontal, o novo C3 apresentou fraca proteção na região do peito do motorista e um pouco melhor para o passageiro dianteiro. O Latin NCAP indica que esse resultado pode ser consequência da falta de pré-tensionadores dos cintos de segurança.
Embora a estrutura do veículo tenha sido avaliada como instável, a região das pernas dos ocupantes dianteiros foi classificada como “adequada”, a segunda melhor possível na avaliação.
No quesito proteção para crianças, o novo Citroën C3 foi bem avaliado ao evitar que os dummies (bonecos que simulam passageiros humanos) entrassem em contato com o interior do carro. No entanto, o Latin NCAP aponta que o sistema de ancoragem Isofix não tem a marcação dentro dos requisitos e que não foi possível instalar adequadamente algumas cadeirinhas infantis.
A ausência de um interruptor para desativar o airbag do passageiro, o que impossibilita o uso de cadeirinha no banco dianteiro, também foi apontada pela entidade.
No teste de impacto lateral, o C3 apresentou alto risco de abrir as portas durante a colisão, o que levaria a uma nota zero nessa avaliação. Como não é equipado com airbags laterais, o hatch não cumpre os requisitos para o teste de impacto lateral contra poste.
O compacto também zerou no teste de efeito chicote por não atender ao pré-requisito do impacto estrutural do banco traseiro.
Na proteção para pedestres, o C3 teve bom resultado na região do capô, mas perdeu pontos conforme o boneco se aproximava da região do para-brisa e abaixo dos faróis.
Apesar do fraco desempenho nos testes de colisão, o novo Citroën C3 foi aprovado na avaliação do controle de estabilidade. A média dos resultados foram de 31% na proteção para adultos, 12% para crianças, 50% para pedestres e 35% para sistemas de segurança.
O compacto foi o terceiro carro da Stellantis a ser reprovado com zero estrela nos testes do Latin NCAP, depois dos Fiat Argo e Cronos.
Em nota, a Stellantis afirma “seu compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo veículos modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes”.