Apresentada no final de 2021, a nova geração da Ford Ranger finalmente teve os seus detalhes mecânicos revelados. Segundo a marca do oval azul, a picape média será equipada com o motor 3.0 V6 turbodiesel da irmã maior F-150, além de outros propulsores menos potentes nas versões mais voltadas ao uso comercial.
Dotado de turbocompressor e injeção direta de combustível, o motor V6 a diesel gera 253 cv de potência a 3.250 rpm e 61,2 kgfm de torque entre 1.250 e 2.250 rpm. A Ford diz que, para a Ranger, a unidade foi recalibrada para atender a proposta da picape da maneira mais eficiente possível.
Já as versões mais simples serão equipadas com motores de quatro cilindros. O 2.0 a diesel com apenas um turbo entregará 150 cv e 35,7 kgfm, enquanto a versão biturbo atingirá 170 cv e 41,3 kgfm.
Por fim, a única motorização a gasolina será a EcoBoost 2.3 turbo de 210 cv. Para a Europa e o Oriente Médio, esse propulsor terá a potência elevada para 302 cv, enquanto o torque máximo será de 46 kgfm.
Câmbio de 10 marchas e modos de condução
Em todos os casos, a nova Ford Ranger será equipada com câmbio automático de 10 marchas e um novo sistema de tração 4x4 com acionamento eletrônico e reduzida. As versões mais caras terão um diferencial central para acionar o sistema automaticamente, conforme as condições do terreno.
Outra novidade é o sistema de modos de condução com seis configurações (Normal, Econômico, Reboque, Escorregadio, Lama e Areia). O recurso altera os parâmetros do acelerador, câmbio, tração, freios e controle de tração de acordo com a condição de rodagem. O modo Reboque, por sua vez, prioriza as marchas mais fortes em subidas ou aciona o freio-motor para auxiliar as frenagens em descidas.
Quando chega ao Brasil?
A nova Ford Ranger 2023 será vendida inicialmente na África, Ásia e Oceania nos próximos meses. No entanto, a picape já está sendo testada no Brasil, onde será lançada até o ano que vem. O modelo que será vendido em nosso mercado será fabricado na Argentina.