A General Motors divulgou mais um teaser da nova Chevrolet Montana, que será lançada em 2023 para competir contra Fiat Toro e Renault Oroch. Segundo o fabricante, a picape média-compacta “vai surpreender em aceleração e consumo”.
“Muitos têm curiosidade em saber o que mais impacta na performance e na dinâmica de uma picape: torque, peso ou aerodinâmica? O segredo está na harmonização das tecnologias, e o resultado é o que importa para o consumidor”, explica Silvio Mariano, engenheiro de desenvolvimento veicular da GM.
O conjunto mecânico da nova Chevrolet Montana ainda é mantido em segredo, mas a GM diz que a picape “terá um motor turbo de alta performance e central eletrônica com até três vezes mais variáveis de calibração que picapes de geração anterior. Significa que o conjunto funciona de forma muito mais inteligente”.
A fabricante acrescenta que a picape terá uma relação entre aceleração e consumo superior à média do segmento, vazia ou carregada, de acordo com projeções da própria GM. A empresa diz ainda que, entre as picapes automáticas, a nova Montana será a “campeã em economia de combustível”.
A picape terá também uma versão com câmbio manual com “os melhores resultados da categoria na medição de 0 a 100 km/h. E sempre com muito silêncio a bordo”.
Picape terá estrutura monobloco e porte parecido com o da Fiat Toro (Renato Maia/Falando de Carro)
Motorização ainda é mistério
O motor mais cotado para a nova Chevrolet Montana é o 1.2 turboflex de três cilindros, que no Tracker Premier gera até 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. No entanto, esse propulsor entrega números consideravelmente mais baixos que os 1.3 turboflex da Fiat Toro (185 cv) e da Renault Oroch (170 cv) – torque de 27,5 kgfm em ambas.
Na Ásia a GM equipa o Trailblazer com um 1.3 turbo que atinge 167 cv e 24,5 kgfm com gasolina, números que podem ser incrementados se a GM apostar nessa motorização para rodar com etanol na Montana.
O câmbio automático deverá ser o de seis marchas já utilizado nos modelos Onix/Onix Plus e Tracker, mas uma caixa manual poderá ser adotada em uma versão de entrada. Também fica a dúvida se a nova montana terá a opção de tração nas quatro rodas.
Como será a nova Chevrolet Montana
A nova Montana será construída a partir de uma versão alongada da plataforma GEM dos novos Chevrolet Onix/Onix Plus e Tracker. Com isso, a picape terá porte parecido com o da Fiat Toro, medindo pouco menos de 5 metros de comprimento.
No teaser divulgado pela GM no final de março, o presidente da empresa na América do Sul, Santiago Chamorro, afirmou que a nova Montana “será o maior modelo desta família global da Chevrolet”, referindo-se à plataforma GEM.
Nova Chevrolet Montana terá desenho frontal inspirado no Trailblazer chinês (Divulgação)
Já o visual da nova Chevrolet Montana será inspirado no Trailblazer chinês, um SUV com porte semelhante ao do Tracker brasileiro. O conjunto óptico será dividido em dois blocos, concentrando as luzes de rodagem diurna próximas à linha do capô e os faróis principais no para-choque – mesma solução já utilizada pela Toro.
Na traseira, a tampa da caçamba terá abertura convencional, diferentemente da peça com duas folhas que se abrem lateralmente na Fiat Toro.