O Ford Fiesta - festa em espanhol - nasceu do Projeto Bobcat, iniciado em 1972, com o objetivo de desenvolver um carro compacto de alcance global. A iniciativa foi conduzida em colaboração entre a Europa e os Estados Unidos, países onde o modelo foi um sucesso. O nome Fiesta foi uma escolha pessoal de Henry Ford II (Neto do Fundador Henry Ford), presidente da Ford na época.
Primeira geração no Brasil
Em 1996, o Ford Fiesta começou a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP) com os motores Endura 1.0 e 1.3 e Zetec 1.4, com visual inspirando em linhas ovais.
Em seu primeiro facelift, ganhou os novos motores nacionais 1.0 e 1.6 Zetec Rocam, além da atualização visual dos para-choques, faróis e lanternas. Em 2000 é lançado a versão Sport 1.0 e 1.6 e em 2001, a Street 1.0 e 1.6.
Segunda Geração no Brasil
Em 2002, passou a ser produzido em Camaçari (BA) e teve seu design modificado nas versões hatch e sedan, com conceito de design New Edge. Além do motor Zetec Rocam 1.0 e 1.6, teve uma versão com compressor que aumentava o desempenho chamada de SUPERCHARGER.
No ano de 2004, a Ford lança o Novo Fiesta com motor Rocam 1.6 Flex e em 2006 o Rocam 1.0 com o mesmo biocombustível. Já em 2007 foi o lançamento da versão Trail. Essa geração do Ford teve ao todo 3 diferentes visuais para o desenho da dianteira.
Terceira Geração no Brasil
2011 foi o ano do modelo New Fiesta Sedan, importado do México. Em 2013, a versão hatch teve sua produção no Brasil com duas opções de motor: o Sigma 1.6 e o novo turbo 1.0 EcoBoost, ambos de 125 cv, com opção de transmissão manual e automatizada de dupla embreagem.
Essa geração teve 2 facelifts no Brasil, totalizando 3 dianteiras diferentes. Em 2019, a Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), assim encerrando a produção do Ford Fiesta.
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