Após lançar, no final de 2022, a nova Chevrolet Montana apenas nas versões LTZ e Premier automáticas, a General Motors divulga os detalhes das configurações equipadas com câmbio manual de seis marchas da picape. Os preços começam em R$ 116.890, na versão que não tem nome.
Teoricamente mais voltada ao uso comercial, a nova Chevrolet Montana com transmissão manual também é movida pelo motor 1.2 turboflex de até 133 cv de potência e já sai de fábrica equipada de série com seis airbags, controles de estabilidade e tração, central multimídia, entre outros itens. Confira a seguir:
Versões e principais equipamentos de série
Chevrolet Montana 1.2 turbo MT6 (R$ 116.890): seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controles de estabilidade e tração, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, controlador do limite de velocidade, luzes de rodagem diurna em LED, faróis com acendimento automático, central multimídia MyLink de 8 polegadas com sistema de concierge e rastreamento OnStar, internet sem fio a bordo, direção elétrica com ajuste de altura do volante, protetor de caçamba, rodas de aço com calotas.
Chevrolet Montana LT 1.2 turbo MT6 (R$ 121.990): acréscimo de câmera de ré, entrada USB para o banco traseiro, rodas de liga leve de 16”, rack de teto, capota marítima, desembaçador do vidro traseiro, iluminação dupla na caçamba, alça de teto para o passageiro dianteiro.
Chevrolet Montana LTZ 1.2 turbo AT6 (R$ 134.490): itens da LT, mais chave presencial, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 17”, bancos com revestimento em tecido e material imitação de couro, apoio de braço central e acabamento externo cromado.
Chevrolet Montana Premier 1.2 turbo AT6 (R$ 140.490): adiciona ao pacote da LTZ o ar-condicionado automático digital de uma zona, alerta de ponto cego, faróis full LED com acendimento automático, bancos revestidos de material imitação de couro, carregador de celular por indução, luz de cortesia no porta-luvas e rodas de 17” com acabamento escurecido.
Motorização
Independentemente da transmissão escolhida, o único motor disponível para a nova Chevrolet Montana é a 1.2 turboflex de três cilindros, que entrega 132/133 cv de potência a 5.500 rpm e 19,4/21,4 kgfm de torque (gasolina/etanol) a 2.000 rpm.
O câmbio automático de seis marchas das versões LTZ é o mesmo que equipa outros em outros modelos da Chevrolet. Segundo a GM, motor e transmissão receberam uma calibração específica para a proposta de uso da picape – que teoricamente carrega mais peso que o SUV.
Nas configurações 1.2 turbo e LT, a caixa manual também possui seis marchas.
Desempenho
De acordo com os dados informados pela GM, a nova Chevrolet Montana com câmbio manual acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos – número bem próximo do informado pela Renault Oroch 1.6 de 120 cv: 11,8 segundos.
Já as versões automáticas atingem os 100 km/h em 10,1 segundos, ficando na média de desempenho das principais concorrentes: Fiat Toro 1.3 turboflex automática de 185 cv (11 segundos) e Renault Oroch Outsider 1.3 turboflex CVT de 170 cv (9,9 segundos).
Consumo
Segundo a GM, a nova Chevrolet Montana é a mais econômica entre as picapes flex com câmbio automático. De acordo com os dados oficiais, a estreante obteve as seguintes médias de consumo:
11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina
7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol
Já os modelos com transmissão manual são ainda mais econômicos, uma vez que atingiram as seguintes médias, de acordo com as medições padronizadas pelo Inmetro:
12 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina
8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol
Dimensões
A nova Montana mede 4,72 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,62 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Pesando aproximadamente 1.200 kg, ela tem porte semelhante ao da Renault Oroch e é cerca de 20 centímetros mais curta que a Fiat Toro.
A GM informa que a caçamba da nova Montana tem 874 litros de capacidade e pode receber diversos acessórios, como capota marítima com abertura corrediça elétrica e diversas divisórias para acomodar objetos pequenos. Independentemente da versão, a picape é equipada de série com protetor de caçamba com pequenos nichos sobre as caixas de roda.