Nós já havíamos antecipado que a Nissan Frontier teria um SUV, assim como a Chevrolet S10 tem o TrailBlazer, a Toyota Hilux tem o SW4 e a Ranger tem o Everest. Ele ser chamará Terra e será lançado na China em abril deste ano. Essa é a data para a qual a Nissan promete divulgar todas as informações do modelo, com vendas programadas também para alguns países da Ásia e, muito provavelmente, também para a Austrália. E ficou por isso mesmo a não ser pelas fotos oficiais e por um vídeo.
Por sorte, as informações sobre o novo SUV vazaram todas em dezembro de 2017, como já revelamos. O Terra terá 4,88 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,84 m de altura e um entre-eixos de 2,85 m. Com capacidade para sete passageiros, o Terra será impulsionado apenas por um motor 2.5 de 186 cv a gasolina, de 4 cilindros.
Como é construído sobre a mesma estrutura da Frontier, o Terra poderia perfeitamente ser produzido na fábrica argentina de Santa Isabel. Vale lembrar que não seria o primeiro SUV da Frontier produzido aqui na região. Já tivemos, por exemplo, o Xterra, fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná. Uma versão brasileira do SUV teria de ser necessariamente movido a diesel, pelas demandas da clientela brasileira. Neste caso, o motor 2.3 de 190 cv e a transmissão automática de 7 marchas que já temos na Frontier cairiam perfeitamente bem ao modelo. Resta saber se haverá interesse da Nissan em concorrer em um segmento de preço tão alto e com tão poucas unidades vendidas a cada ano. Faria sentido apenas se ele pudesse ser exportado para outros mercados. Mas vai que pode?