A Nissan parece empenhada em tornar o carro elétrico popular no Brasil. Para isso, a marca fará uma live em seu site, entre as 16h e as 17h, para mostrar todas as particularidades do modelo, bem como seu funcionamento. A ideia é mostrar aos futuros clientes e gente interessado na tecnologia as vantagens que ela oferece em relação aos modelos com motores a combustão. Em suma, o que compõe a chamada Nissan Intelligent Mobility, o conceito de mobilidade inteligente da Nissan. Às 10h, a marca exibirá o Nissan Electric Café, um evento sobre elétricos feito pela primeira vez no Brasil, em seu canal do Instagram.
Para a apresentação, a Nissan contará com a presença do coordenador de engenharia da Nissan, Juliano Sigel. Ficará a cargo do executivo explicar como funciona um elétrico, quais são seus equipamentos específicos, como o E-Pedal, que permite desacelerar o carro apenas tirando o pé do acelerador. A parte interessante do processo é que ele será aberto a perguntas do público, que serão respondidas ao logo da apresentação.
O novo Leaf tem 4,48 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,54 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Quem mais ganhou com a mudança, além do estilo, foi o porta-malas, que passou de 370 l para 435 l.O coeficiente aerodinâmico continua em 0,28, mas a Nissan fez um belo trabalho para evitar qualquer fonte de turbulência, como mostram estes interessantes "cinemagraphs". Com mais autonomia, a mágica está quase toda em redução de peso e em melhoria na eficiência da bateria e do motor, chamado de EM57. Ou e-powertrain, para o grande público.
Segundo a Nissan, a bateria de 40 kWh ocupa exatamente o mesmo espaço da antiga bateria de 30 kWh. O aumento de capacidade se deve à estrutura das baterias de íons de lítio e ao uso de novos eletrodos. O conjunto de mudanças representou um aumento de 67% de densidade de energia. A Nissan diz que o testou nas condições mais severas, como sob frio extremo, bastante prejudicial para as baterias.
O motor, por sua vez, passou de 109 cv para 150 cv e de 28,6 kgfm para 32,6 kgfm. A Nissan fala que o modelo tem aceleração muito mais ágil que a do antecessor. Que já era impressionante neste quesito, diga-se de passagem. O peso caiu de 1.571 kg para 1.490 kg. Em 2018 a Nissan pretende lançar um Leaf de maior autonomia (e com baterias mais pesadas) que deve chegar aos 1.520 kg, ainda assim mais leve do que o de primeira geração. No melhor cenário, o peso foi reduzido em 81 kg. No menos favorável, em 51 kg. Qualquer redução é bem-vinda na busca por mais autonomia. Quanto à recarga, ela leva 16 horas em uma saída de 3 kW, 8 em uma de 6 kW e apenas 40 minutos até os 80% com a ajuda do carregador rápido.