O mercado automotivo brasileiro costuma ser dominado pelos mesmos modelos durante anos. Muitas vezes, alguns carros com qualidades técnicas superiores e custo-benefício mais vantajoso acabam sendo esquecidos pelo público, que acaba preferindo comprar os “campeões de audiência”, geralmente por receio de ter alguma dificuldade na hora da revenda.
Outros fatores, como uma rede de concessionárias pequena ou a menor disponibilidade de peças de reposição, também influenciam nesse comportamento do consumidor. No entanto, uma parcela dos compradores prefere fechar negócio baseado nas suas preferências pessoas e acaba não se apegando às preferências do mercado.
Considerando apenas os atributos técnicos, a KBB Brasil listou dez bons modelos que, apesar de suas qualidades, vendem muito menos que os seus principais concorrentes. Confira!
10 carros legais que vendem pouco
1 – Ford Bronco Sport
O Ford Bronco Sport é um SUV médio que reúne qualidades de fazer inveja à maioria de seus concorrentes. Além da qualidade de construção, o modelo importado do México leva sob o capô um competente motor 2.0 turbo a gasolina de 253 cv, combinado a um câmbio automático de oito marchas. O sistema de tração integral possui diferentes modos que ajustam os parâmetros carro de acordo com o terreno. Central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, assistências de condução, teto solar, entre outros itens fazem parte dos equipamentos de série.
De acordo com a Fenabrave (entidade que representa os concessionários), o Ford Bronco Sport teve apenas 1.169 unidades vendidas entre janeiro e setembro de 2022. Para efeito de comparação, o Jeep Compass, o SUV médio mais vendido do país, emplacou 45.760 unidades no período.
2 – Chevrolet Equinox
Outro SUV médio importado do México que vende muito menos que o Jeep Compass, o Chevrolet Equinox oferece bom nível de equipamentos de série, como frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal central multimídia MyLink com sistema de rastreamento OnStar, abertura elétrica do porta-malas, teto solar panorâmico, entre outros.
Sob o capô, o Equinox leva um motor 1.5 turbo a gasolina de 172 cv, combinado a um câmbio automático de seis marchas, que entrega desempenho condizente com a sua proposta sem comprometer o consumo. Na versão Premier, o SUV conta com sistema de tração integral. Apesar desses atributos, o Chevrolet Equinox teve apenas 835 unidades emplacadas nos primeiros nove meses do ano.
3 – Kia Cerato
A nova geração do sedã médio estreou no Brasil em 2019, mas nunca chegou perto de ameaçar os japoneses Honda Civic e Toyota Corolla no ranking de vendas. Para se ter uma ideia, o Cerato registrou apenas 303 emplacamentos no acumulado de 2022 – número bem inferior às mais de 31 mil unidades do Toyota Corolla, por exemplo.
Bem equipado, o sedã mexicano é movido pelo motor 2.0 flex aspirado de 167 cv, atrelado a uma caixa automática de seis marchas. É o mesmo conjunto mecânico do Hyundai Creta Ultimate, o que facilita na reposição de peças em caso de manutenção.
4 – Nissan Frontier
A Nissan Frontier é bem avaliada em diversos mercados pelo mundo, mas no Brasil a picape ainda fica bem atrás das principais concorrentes em termos de números de vendas. Neste ano, foram comercializadas 6.014 unidades do modelo, enquanto a Toyota Hilux se aproximou dos 34 mil emplacamentos entre janeiro e setembro.
A Frontier é equipada com um bom motor 2.8 biturbo a diesel de 190 cv, conectado ao câmbio automático de sete marchas e ao sistema de tração 4x4 com reduzida. É a única picape média do mercado que pode ser equipada com teto solar elétrico, dependendo da versão.
5 – Chevrolet Trailblazer
Baseado na picape S10, o Chevrolet Trailblazer é um SUV de grande porte de sete lugares construído sobre chassi de longarinas. Robusto, o modelo fabricado em São José dos Campos (SP) é movido pelo motor 2.8 turbodiesel de 200 cv de potência e 51 kgfm de torque, gerenciado por um câmbio automático de seis marchas. A tração é 4x4 com reduzida.
Com apenas 2.228 emplacamentos em 2022, é mais fácil ver um Trailblazer prestando serviços a corporações policiais do que como veículo de passeio. Para efeito de comparação, o Toyota SW4, o líder da categoria, vendeu quase 10 mil unidades entre janeiro e setembro.
6 – Peugeot 2008
Um pouco esquecido pelos consumidores, o Peugeot 2008 é elogiado pelo visual, que lembra uma perua, e a boa dirigibilidade. O SUV compacto é vendido com a motorização 1.6 flex aspirada de 122 cv ou a ágil 1.6 turboflex de 173 cv – ambas com transmissão automática de seis velocidades.
Com apenas 4.501 emplacamentos na parcial de 2022, o Peugeot 2008 está bem longe do líder da categoria, o Volkswagen T-Cross (48.400 unidades vendidas entre janeiro e setembro).
7 – Renault Oroch
Precursora das picapes intermediárias (ou compactas-médias), a Renault Oroch passou por uma reestilização no começo do ano. Esse “banho de loja” ainda trouxe novos equipamentos e introduziu o bom motor 1.3 turboflex de 170 cv com câmbio automático CVT à gama.
Mas essa atualização não foi suficiente para fazer a Oroch encostar nos emplacamentos da Fiat Toro. Foram apenas 7.977 unidades ante 38.820 da rival.
8 – Nissan Versa
A nova geração do sedã compacto estreou no Brasil em 2020 com visual bastante renovado e mais equipada. Espaçoso, o Nissan Versa é equipado com o motor 1.6 flex aspirado de 114 cv e câmbio automático CVT. Esse conjunto pode não entregar um desempenho empolgante, mas é comedido no consumo de combustível.
O Versa teve apenas 4.972 unidades vendidas entre janeiro e setembro de 2022, ficando distante dos 26.791 emplacamentos do Fiat Cronos, o líder do segmento na parcial do ano.
9 – Ford Maverick
Fenômeno de vendas nos Estados Unidos, a Ford Maverick chegou ao Brasil com uma proposta diferente das rivais. O preço elevado também contribuiu para as vendas modestas: apenas 1.152 emplacamentos.
Mas isso não quer dizer a Maverick seja um carro ruim. A picape construída com estrutura monobloco baseada na plataforma da nova geração do Focus tem uma dinâmica afinada, graças às suspensões independentes nas quatro rodas. O desempenho, proporcionado pelo motor 2.0 turbo de 253 cv (mesmo conjunto mecânico do Bronco Sport), é impressionante para um veículo que supostamente vai transportar cargas na caçamba.
10 – Chevrolet Cruze
Com cerca de 7.500 emplacamentos registrados entre janeiro e setembro, o Chevrolet Cruze ficou bem abaixo do Toyota Corolla no ranking de vendas. Mas o sedã argentino é um carro interessante em termos de custo-benefício, desempenho e consumo.
O seu motor 1.4 turboflex de 153 cv, atrelado à caixa automática de seis marchas, garante respostas ágeis bebendo pouco combustível para o seu porte.