As campanhas pelo uso correto das luzes de direção, as setas, renderam até livros, além de apelos educados ou não pelo fim de seu uso decorativo. Afinal, não se trata de capricho, mas de segurança. Saber em que direção o carro vai virar ajuda quem vem atrás, pedestres e todos os demais personagens do trânsito a se antecipar. Mas a Mitsubishi Electric quer dar um passo além. E apresentará, no Salão de Tóquio, um sistema que projeta no chão e cria avisos na carroceria com informações úteis. Não só sobre a direção do veículo, mas também sobre as intenções dos passageiros. Como abrir as portas, por exemplo.
É o que se vê na imagem principal deste artigo, com o triângulo projetado no chão a partir da porta traseira esquerda do veículo. Note que, na base da vigia traseira, um triângulo amarelo com um ponto de interrogação também alerta para a abertura da porta. Segundo a Mitsubishi Electric, que é uma empresa diferente da fabricante de carros, agora controlada pela Nissan, o sistema é ativado automaticamente, pelo mero comportamento dos ocupantes do veículo.
Não há alertas apenas sobre mudanças de direção laterais, mas também no caso da ré, como mostra a figura acima.
Tornar os carros atuais seguros é apenas parte do objetivo da empresa. A maior preocupação do Safe and Secure Lighting é com os futuros veículos autônomos, que não terão alguém ao volante para interpretar dados ou avisar as pessoas ao redor de suas intenções, mas sim um computador. A iluminação no chão ajudaria pedestres e ciclistas a não serem surpreendidos pelo automóvel, assim como motoristas que tiverem de conviver com os autônomos.