Nos EUA, existe a expressão "soccer moms", que se refere às donas de casa que levam seus filhos à escolinha de futebol. Antigamente, elas faziam isso em minivans. Agora, a tarefa é feita ao volante de SUVs. É irônico pensar que o Mitsubishi Eclipse, um cupê que foi um dos carros favoritos de jogadores de futebol nos anos 1990, tenha se tornado um SUV. E, consequentemente, um carro de "soccer moms". Para a Mitsubishi, provavelmente não faz diferença, desde que o modelo bata um bolão nas vendas. E a marca abriu nessa sexta a pré-venda da nova encarnação do nome, que ganhou até sobrenome: é Eclipse, mas é Eclipse Cross. Com direito a site especial e tudo.
Segundo o site, as vendas para valer começam só em novembro, mas a Mitsubishi já aceita reservas. Só não menciona preços, mas eles devem ficar entre os do ASX, que ganhou nesta quinta (20) sua linha 2019, e os do Outlander. O lançamento oficial do carro será no dia 27 de setembro, com direito a transmissão ao vivo pelo Facebook da Mitsubishi às 9h (horário de Brasília). Com 4,40 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,68 m de altura e um entre-eixos de 2,67 m, o Eclipse Cross tem no exterior duas opções de motorização: 1.5 de 4 cilindros turbinado, de 163 cv a 5.500 rpm e 25,4 kgfm entre 1.800 rpm e 4.500 rpm, e um diesel 2.2 de 150 cv e 40,7 kgfm, único a vir com câmbio automático convencional. O 1.5 usa uma caixa CVT que simula 8 marchas. Comum aos dois é o câmbio manual de 6 marchas. Fala-se em uma versão única para o modelo no Brasil. Resta saber qual será sua configuração.