A GM teve de 1957 a 1966 uma família de motores que inspirava respeito. Chamados de Tripower, eles eram belos V8 com três carburadores de corpo duplo usados pelos Pontiac, sendo o último deles o GTO. Mas, a exemplo do Mitsubishi Eclipse, que deixou de ser um cupê para se transformar em um crossover, o Tripower deixará de ser um V8 de grata lembrança para se tornar um 4 cilindros de 2,7 litros, turbinado e com desligamento de cilindros e gerenciamento térmico ativo. Talvez venha daí a comparação com o veterano. E a heresia completa, na visão dos fãs de motores grandes.
A adaptação aos tempos modernos pode não agradar a todos, mas dará à Chevrolet Silverado e à GMC Sierra um motor de respeito. Com potência estimada em mais de 310 cv, o que o torna um dos 4-cilindros mais potentes do mundo, o novo Tripower fica com apenas 50 cv a menos do que o V8 6.4 do Pontiac GTO 1966. Com turbo da BorgWarner e uma bomba de água elétrica que permitirá aquecer ou resfriar áreas específicas do motor mais rapidamente, o que promete fazer com que ele atue sempre na faixa de temperatura ideal. Além de potente, o novo Tripower promete ser também um bocado econômico, algo que o original não conseguirira ser nem em sonhos. Talvez isso aplaque a fúria dos puristas...