Alguns carros são esperados porque têm um estilo extraordinário. Outros, por serem campeões de vendas. Há também os superesportivos, mas poucos devem ter sido esperados por conta de uma tecnologia de motor. Isso talvez tenha acontecido com o Infiniti QX50, o primeiro modelo com motor de compressão variável do mundo, mas dificilmente no mesmo grau da espera em torno da nova geração do Mazda3. Além de ser um belo hatchback médio, bom de dirigir como poucos carros atuais, o modelo traz o motor SKYACTIV-X, o primeiro no mundo a trazer a tecnologia SPCCI. Em poucas palavras, é como um motor diesel, mas sem as emissões de particulados e de óxidos de nitrogênio. E movido a gasolina.
O Mazda3 tem 4,46 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,44 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. A versão sedã compartilha com ele as mesmas medidas a não ser por comprimento, que fica em 4,66 m, e por pouca coisa a mais de altura (1,45 m). E terá uma variedade enorme de motores. Ele continuará com os Skyactiv-G, a gasolina, com 1,5, 2 e 2,5 litros, além dos Skyactiv-D, diesel, de 1,8 litro. O SKYACTIV-X não teve seus detalhes revelados, algo que provavelmente acontecerá no test-drive do modelo definitivo, dentro de algumas semanas. O Mazda3 começa a ser vendido no início de 2019.