O mês de maio começou com aumento de preços para o Renault Kwid. É o quarto desde o lançamento do modelo e o segundo do ano. O primeiro de 2018 já havia tirado o Kwid do preço (pouco) abaixo dos R$ 30 mil, R$ 29.990, para R$ 30.990. O novo aumento, que pegou forte a versão de entrada do modelo, a Life, fez com que seu preço subisse R$ 1.500 e pulasse para R$ 32.490. Isso não foi impeditivo para o modelo manter a quinta posição em vendas no mês de abril, segundo dados da Fenabrave. O subcompacto da Renault teve 6.616 unidades comercializadas.
Além do aumento da versão básica, o Kwid Zen, intermediário, pulou de R$ 36.740 para R$ 36.990. Aumento de R$ 250, assim como o da versão Intense, a topo de linha, que foi de R$ 40.740 para R$ 40.990.
Não há surpresas na liderança. O modelo mais vendido continua a ser o Onix, por uma margem absurda. Ele vendeu 16.617 unidades. O modelo que chegou mais perto, o Hyundai HB20, viu 9.606 de suas unidades deixarem as concessionárias. A diferença, de 7.011, carros, é maior do que as vendas do quarto colocado, o Chevrolet Prisma (6.635). Em terceiro, ficou o Ford Ka, com 8.764 unidades. O VW Polo continua com um ritmo forte de vendas. Ficou em 7º, com 5.818 unidades, atrás da Fiat Strada (6.357).
Entre os SUVs, o Kicks, que foi o mais vendido de março, voltou a ocupar o pelotão intermediário, com 3.701 unidades. Bem menos do que os 5.532 carros vendidos no mês anterior. Ficou atrás de Jeep Compass (4.606), Renegade (4.462) e Hyundai Creta (3.785). O voo de galinha provavelmente se deveu a alguma promoção, já que, em vendas diretas, o crossover manteve sua média de cerca de 2.000 unidades.
O que mais impressiona nos números de vendas é a diferença de volume entre o primeiro colocado e o 50º. Se Onix e Sportage (525) fossem elementos químicos, uma mistura dos dois daria uma proporção de 31,7 Onix para cada Sportage.