Ainda não tivemos ocasião de falar da Lynk & CO aqui na KBB, mas ela é uma marca, no mínimo, interessante. Criada com a plataforma CMA, da Volvo e da Geely, ela pretende não apenas vender seus carros, mas também oferecê-los não por leasing, consórcio ou o que quer que seja, mas sim como um serviço. Pelo qual você paga uma parcela mensal e usufrui da mobilidade. E já tinha apresentado o 01, um SUV de porte médio, o 03, um sedã, e agora o 02, já em versão de produção. O 03 surgiu primeiro como conceito, sabe-se lá por quê antes do 02...
Talvez a demora tenha se dado porque a Volvo tenha batido o pé para estrear a CMA em um de seus produtos, o XC40. E a Lynk & CO não use a CMA em todos os seus produtos, mas apenas no 02. Como suas vendas começaram na China em novembro do ano passado, e a marca divulga quase nada de informação sobre os carros, é algo que não conseguimos saber ao certo, ainda que o vice-presidente sênior da empresa, Alain Visser, tenha dito que "seus veículos usam a CMA" ao anunciar a produção do 02 em Ghent, na Bélgica, em uma das fábricas da Volvo. A mesma que produz o XC40.
Pelo parentesco, imaginamos que o 02 tenha dimensões próximas às do XC40, com 4,43 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura, 2,70 m de entre-eixos e porta-malas de 460 l. O motor, único produzido pela Volvo, deve ser o Drive-E, de 4 cilindros e 2 litros de capacidade, provavelmente apenas a gasolina, ainda que também exista uma versão diesel. Por ora, é o que podemos dizer sobre o carro, que será vendido primeiro em Amsterdã e, posteriormente, em Barcelona, Berlim, Bruxelas e Londres. Há possibilidade de que a Lynk & CO chegue também por aqui, mas provavelmente apenas no longo prazo.