Em abril do ano passado, o Motor1 já havia dito que o Lifan X60 teria uma nova geração rodando lado a lado com a atual. A promessa era que o novo X60, que provavelmente teria outro nome, chegaria em março deste ano por aqui. Promessa não cumprida, mas o carro vem. Será chamado de X70 e mostra bem como a Lifan é rápida em mudanças de estratégia e de produto. Afinal, o projeto, que era chamado de CY02C, teria 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,69 m de altura, com entre-eixos de 2,60 m. Mas acabará chegando ao país com 4,39 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,72 m de altura e entre-eixos de 2,61 m. O que confirma o uso da mesma plataforma do X60 atual, como o previsto inicialmente. O X70 já foi inclusive flagrado no Brasil pelo Notícias Automotivas.
Em vez do motor 1.8 do X60, o X70 terá um motor 2.0 de 136 cv a 6.000 rpm, na versão manual de 5 marchas, e 136 cv a 5.800 rpm na CVT. O torque é de 18,2 kgfm de 4.200 rpm a 4.400 rpm. Como a plataforma é a mesma (e até as proporções da carroceria são parecidas, se você reparar bem), vale nos perguntarmos se o X70 seria mesmo uma nova geração do X60 ou apenas uma reestilização pesada. O porta-malas seria de 419 litros.
Além do X70, também será colocado à venda, ainda neste ano, o X80, um modelo de porte grande que provavelmente será oferecido por preço de modelo médio, como o Jeep Compass. Virá com um motor 2.0 com injeção direta de gasolina e turbo capaz de entregar 183 cv a 5.000 rpm e 28,4 kgfm entre 1.600 rpm e 3.600 rpm. A transmissão será automática de 6 marchas, com tração dianteira. Até há uma versão manual, também de 6 marchas, mas ela não venderia nada por aqui. Ainda menos na faixa de valor em que o X80 deverá chegar. Como se vê, as chinesas estão aderindo fortemente aos SUVs, como a JAC já mostrou que fará e a Chery começa a ensaiar com o Tiggo 2.