Com direito a vexame na apresentação oficial e desculpas ao primeiro-ministro italiano, a apresentação do Lamborghini Urus, o segundo SUV da história da marca italiana (terceiro, se contarmos o Cheetah), aconteceu nesta segunda (4). Mas o modelo se saiu melhor do que poderíamos esperar, especialmente para aqueles que estão de olho no mais novo SUV premium do mercado. Ele provavelmente será mais caro do que o Porsche Cayenne, mas mais em conta do que o Bentley Bentayga, modelos com os quais ele divide plataforma, a MLB Evo.
Se o Urus conceitual tinha cerca de 4,97 m de comprimento e 1,98 m de largura, o de série tem 5,11 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,64 m de altura e um entre-eixos de 3 m. O porta-malas leva até 616 l de bagagem. Segundo a Lamborghini, seu peso em ordem de marcha é de menos de 2.200 kg. A plataforma faz uso de aço e de alumínio, metal usado também nas portas. A suspensão, pneumática, permite que o Urus seja elevado de 1,6 cm a 2,5 cm dependendo dos terrenos enfrentados.
Como havíamos adiantado, o motor do Urus será um V8 4.0 biturbo. Faltava apenas saber a potência, que ficará em 650 cv a 6.800 rpm e 86,7 kgfm entre 2.240 rpm e 4.500 rpm. E há planos para uma versão plug-in híbrida. Sua transmissão, uma automática de 8 marchas, tem controle eletro-hidráulico. Com este conjunto, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 3,6 s e freia de 100 km/h à total imobilidade em 33,7 m, com freios carbocerâmicos dianteiros de 440 mm e traseiros de 370 mm. A velocidade máxima é de 305 km/h.
Para aguentar seu desempenho, a Pirelli desenvolveu pneus sob medida para o SUV, que podem ser calçadas em roda de aro 21 a aro 23. Eles têm de lidar com 6 modos de direção: Sabbia (areia), Neve, Terra, Strada, Sport e Corsa (corrida). Na verdade, 7, incluindo o modo Ego, que pode ser programado ao gosto do motorista. Além de ter tração nas quatro rodas (tradição na Lamborghini atual), o Urus também traz rodas traseiras direcionais. No interior, ele traz bancos dianteiros que podem ser ajustados em 12 posições. Opcionalmente, há ajustes em 18 posições.
Com o Urus, a Lamborghini pretende dobrar seu volume de vendas a partir do segundo trimestre de 2018, quando as primeiras entregas devem acontecer. Elas ficam hoje em tomo de 3.500 unidades por ano. Só ele, em 2019, deve chegar a esse patamar de produção. Só nos resta aguardar pela apresentação para confirmar todos os detalhes do novo SUV. Confira abaixo a revelação oficial: